segunda-feira, 5 de março de 2007

MENSAGEIRO SEM MENSAGEM
Pr. Timofei Diacov


Absalão, filho de Davi, rei de Israel, o homem mais perfeito, sem qualquer defeito físico, usando da sagacidade, criou a idéia de que poderia depor o seu próprio pai do trono, e ser ele mesmo o rei de Israel. Diante disso, uma sangrenta batalha foi travada. E o rei, recomendando, disse ao ministro da guerra, chamado Joabe, que fizesse tudo e poupasse a vida do jovem Absalão. Enquanto corria montado no mulo, este, passando debaixo de uma árvore de galhos espessos, ficou com a cabeça presa, enquanto que o animal seguia o seu caminho. E assim o jovem sonhador, que queria ser rei, foi atravessado por uma lança e morreu.

A notícia deveria ser levada ao rei. Quem o faria? E Aimás, um dos súditos de Joabe, se apresentou e pediu insistentemente para ser o mensageiro de uma nova, de certa maneira triste. Mas replicou-lhe Joabe: " por que irias tu, se hoje não tens mensagem?" Mas, devido a insistência, foi-lhe permitido levar a mensagem. E, de fato, não soube transmitir o recado ao rei Davi. Veja em II Sam 19.22, etc. Isso nos leva a seguinte reflexão: nesta vida há muita gente que se propõe levar mensagem ao mundo tão carente de ouvir a verdade, seja ela agradável ou não; pois nós não temos que ouvir senão a verdade. Ninguém gosta de ser enganado. Mas, que mansagem vai dar, se não são possuidores de mensagem?

Moisés, o grande líder de Israel, que conduziu o povo do Egito a Canaã, disse que o povo tomasse cuidado, porque surgiriam muitos falsos profetas, dizendo ter tido uma visão e que esta era vinda de Deus, quando na verdade não o vinha. E quantos outros se propõem levar a mensagem de Deus, sem, no entanto, conhecer a Deus. Quantos propõem falar da bíblia, sem nunca terem lido a bíblia! O apóstolo Paulo faz menção de pessoas que pregavam já ter aconecido a ressurreição dos mortos, enquanto que isso era uma promessa para o final da história do cristianismo. Para falar em nome de Deus é necessário conhecer a Deus; para falar da bíblia, é necessário conhecer a bíblia.

Pode alguém dar aulas de medicina, sem nunca ter estudado esse assunto? É conhecida a expressão: "esse fulano fica aí falando abobrinha". Não é nada agradável ouvir coisas enganosas. Você deve conhecer aquele caso de um desses, abrindo o novo testamento, leu o seguinte: "e Jesus tocou o esquife". E assim ele passou a comentar o texto, dizendo que Jesus era músico, pois tocara o esquife. Mensageiro com mensagem enganosa e enganadora. Cuidado com ele. Que Deus nos livre deles.

============

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: