segunda-feira, 5 de março de 2007

DEUS APROVA SIMONIA?
Pr. Timofei Diacov


Os discípulos do Senhor Jesus haviam sido dispersos por causa da perseguição que Saulo de Tarso estava promovendo contra a igreja. Digo, discípulos, não apóstolos. Havia uma grande perplexidade. Porque tudo isso vinha acontecendo contra a igreja do Senhor? Estava havendo negligência à ordem do Senhor, que lhes ordenara que evangelizassem Jerusalém, Judéia, Samaria e os confins da terrra. Mas eles continuavam acomodados. Vontade de sair a propagar o evangelho, não havia, pois tudo estava tão bem. Repartiam os seus bens com os necessitados, e ninguém sentia falta de coisa alguma. Até que eclodiu a forte perseguição após a morte de Estêvão, conhecido como o primeiro mártir do cristianismo.

Filipe, um dos sete escolhidos para servir às mesas, se encontrava em Samaria, e Deus, através dele, realizava prodígios, como podemos ver em Atos. 8. Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, estavam um tanto espantados com o assunto: Samaria recebendo a mensagem? Enviaram até lá a Pedro e a João, que ficaram felizes em ver Deus realizando maravilhas no meio desse povo tão desprezado pelos judeus. E impondo sobre os convertidos as mãos, desceu sobre eles o Espírito Santo. E isso causou admiração a Simão, que se dizia a grande virtude de Deus. Nessa cidade ele exercera magia, enganando o povo. Impressionado com o fato de que impondo as mãos sobre as pessoas, essas receberem o Espírito Santo, ofereceu aos apóstolos dinheiro, para lhes concederem o poder de que ele também impusesse as mãos e recebessem o mesmo Espírito. Ao que Pedro respondeu: que o seu dinheiro lhe sirva para a sua perdição. Deste acontecimento, nasceu a palavra simonia.

Lembramo-nos de um fato ocorrido quando ainda tínhamos 18 ou 20 anos, Isso se Deus em São Paulo. Certo jornal publicou um artiguete com o título "vendem-se cadeiras no céu, por quatrocentos mil cruzeiros, pagável em suaves prestações". Acreditamos que não faltaram os ingênuos para comprar. Isso é simonia. Antes da Reforma Protestante, Tezel, em nome do seu seguimento religioso, vendia indulgência. E havia afixado junto ao cofre: "quando a esmola no fundo do cofre cair, uma alma do purgatório voando sairá". Era a campanha para a construção do santuário. Isso também é simonia. Certo amigo nos contou: seu filho havia terminado o namoro. Mas gostava muito dela. Determinado seguimento religioso o orientou, pedindo-lhe três mil reais, e que escrevesse uma carta que seria levada a Jerusalém. E Lá haveria uma grande queima de cartas como a dele, e a resposta viria. Isso também é simonia.

Há outros casos semelhantes. Começam pelos dez mil, depois vão abaixando a quantia até chegar aos dez reais. Todos os que participassem disso, seriam ungidos e abençoados por Deus. E não faltaram os ingênuos. Isso também é simonia. Por que esse engano? Ganância. Por isso diz Jesus: "muitos me dirão: em teu nome expulsamos demônios, protetizamos, fizemos maravilhas. Então lhes direi abertamente: nunca vos conheci. apartai-vos de mim, vós, que praticais a inquidade" (Mt 7.13-20). Deus condena a prática de simonia. Deus é luz e nele não há engano. Vender a salvação também é simonia. Deus dá a salvação de graça.


============

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: