quinta-feira, 2 de agosto de 2007

PROCURA-SE UMA NOIVA PARA JESUS

PROCURA-SE UMA
NOIVA PARA JESUS
Pr. Timofei Diacov
Depois do Dilúvio a terra foi repovoada. Começa logo depois a história de Abraão, que se casara com Sara, e que ela por sua vez não gerara filhos aos noventa anos de idade; e ele aos cem anos. A promessa de Deus feita a ele de que de sua descendência, nasceria o Messias, parece que não tinha possibilidade de se cumprir. Mas Deus que não pode mentir deu a esse casal um filho em sua velhice, cujo nome era Isaque. Sara veio a falecer numa idade bem avançada. A tristeza tomava conta do coração de Isaque pela perda de sua mãe. E diante disso, e também para cumprir a profecia, Abraão envia o seu servo Eliesar à terra de seus ancestrais a procura de uma noiva para seu filho Isaque. Podemos dizer com certeza que ele se tornara um protótipo de Cristo, e a sua noiva, que se chamava Rebeca, se tornaria o protótipo da igreja, como podemos ver em Ef. 5vs25a26.
O Senhor Jesus Cristo compara essa história do casamento de Isaque com Rebeca, com o casamento de Jesus com a igreja, que chama as Bodas do Cordeiro; e usa de uma parábola conforme Mat. 25: 1 a 13, a casamentos que se realizavam em seu tempo. Ele usa de uma parábola que leva o nome de as dez virgens que saem ao encontro do noivo, sendo cinco delas prudentes e cinco insensatas, que por sua vez representam duas igrejas, conforme Apocalipse 12 e 17, o 12 a igreja verdadeira e o 17 representa a igreja apóstata, onde é usada a figura de uma meretriz que estava embriagada com o sangue dos santos servos de Deus. Dizemos meretriz porque se prostitui com ídolos tão condenados pela Bíblia. Existem hoje tantas igrejas que se dizem cristãs; mas que à luz da Bíblia não poderiam ser chamadas de a noiva de Cristo. Observemos a recomendação de Abraão dada ao seu servo Eliesar: ”promete-me que não buscarás uma esposa para meu filho das filhas de Canaã”, que por sua vez eram pagãs. O apóstolo Paulo em Ef. 5 diz que a igreja deve ser gloriosa, Santa ,sem rugas e nem coisas semelhantes. Assim deve ser a igreja de Jesus.

No evangelho de João cap14 Jesus diz:” Vou preparar-vos lugar”; ou seja, para sua futura esposa. E João o apóstolo falando desse lugar diz que as ruas eram de ouro e cristal, e as muralhas de pedras preciosas. Em Apocalipse 22.14 diz que é necessário lavar as vestes no sangue do Cordeiro de Deus; do contrário não poderá lá habitar. A noiva de Cristo são aqueles que foram purificados no sangue Dele. Mat. 5v8 diz: ”Bem-aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus”; em Heb.12v14 diz:”Segui a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor”; em I Tess.4v3 diz:”Esta é a vontade de Deus a vossa santificação... que vos abstenhais da prostituição”. Como podemos ver, Jesus quer uma noiva Santa: e nós que somos a sua igreja, temos que ser assim; pois nenhum corrupto herdará o reino de Deus, conforme Apoc. 21v8. Você dileto leitor, tem condições de pertencer à igreja de Jesus? Pode ser considerado a noiva Dele? Como Eliesar foi procurar uma noiva para Isaque, também Deus pela pregação do evangelho está procurando uma noiva que é sua igreja para Jesus. Ele não pode receber na igreja ou permanecerem nela, pessoas que se prostituem; como vem acontecendo nessa nova “moralidade”, a que chamam de “ficar”. Não adianta mudar o rótulo do veneno, pois, ele continua veneno e matando. E quanta gente há por ai que está morrendo por esse veneno, e imaginando-se cristãos ou crentes.

Esse tipo de comportamento compromete a igreja de Deus. E a Bíblia, conforme Apoc. 21v8 e I Cor. 6V10 e Apc. 22,15 os chama de cães, feiticeiros, avarentos, fornicários, e outros semelhantes a estes, e diz que estes ficarão do lado de fora. Há tanta gente querendo herdar o reino celestial; porém, permanecem no pecado; e o Senhor Jesus em Lucas. 16 diz que não podemos servir a dois senhores. Os filhos de Belial não poderão habitar a santa cidade a nova Jerusalém. Deus terá vergonha de recebê-los. Portanto sejamos essa noiva que Deus está procurando. Fujamos da corrupção, que é o caminho largo da perdição.

Nenhum comentário: