segunda-feira, 5 de março de 2007


JESUS, O SALVADOR DE MARIA
Pr. Timofei Diacov


"Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador". Lucas 1,46,47. Disse certo prepotente: "Eu não preciso de Salvador, pois não estou perdido". Como esse, muitos, se não dizem, agem da mesma forma, isto é, como se não precisassem de salvação. Ora, quem precisa de remédio, senão o que está doente? Quem precisa de alimento, senão o que está com fome? Quem precisa de água, senão aquele que está com sede? E quem precisa de salvador, senão aquele que está perdido? Ah, se todos os homens reconhecessem a sua própria perdição! Correriam, sem dúvida, ao encontro do salvador Jesus Cristo. Teria ela, Maria, usado esta expressão como uma mera expressão literária? Apenas para dar uma conotação poética?

"O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador". Quanta verdade! No seu ventre seria gerado, em forma humana, aquele que seria o seu próprio Salvador! Através dos anos, centenas de anos, muitos procuraram deturpar esta teologia encontrada nas palavras de Maria, a mãe de Jesus. Sem dúvida, se ela vontasse à terra, faria algumas observações, que, talvez, alguns não viessem a gostar nem um pouco. A Bíblia é maravilhosa, e a sua mensagem é encantadora. E como é belo ser fiel a tudo o que ela mesma nos ensina! A história é apreciada quando a narrativa é fiel ao acontecimento.

Certa vez os judeus censuraram a Jesus por não seguir a tradição dos anciâos, isto é, não lavavam as mãos muitas vezes antes das refeições. E a observação reprobatória de Jesus foi: "Por que transgredis vós o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?" Mateus 15,2,3. Este mesmo fenômeno vem se repetindo através dos anos, isto é, muitos deixam de lado a palavra de Deus para emitir a sua própria opinião, como se fosse de valor superior à palavra de Deus. Acima de tudo deve prevalecer a palavra de Deus, ou então se apegam às tradições ou palavra dos teólogos.

Jesus foi o salvador de Maria, sua própria mãe, segundo a carne, pois ela também era Israel, e a salvação veio primeiramente a Israel. Provavelmente, muitas jovens aspiravam esta posição, isto é, ser a mãe do Messias prometido por Deus. "O meu espírito se alegra em Deus, meu salvador". E se uma outra jovem fosse escolhida e aceitasse essa escolha, teria dito a mesma coisa. Maria foi uma mulher maravilhosa. Vale à pena imitá-la também neste particular, isto é, a de reconhecer em Jesus o seu Salvador único, pessoal e suficiente. Deus seja louvado por esta maravilha!

==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032. (novo telefone)

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: