sábado, 3 de março de 2007


GADITO,
O HOMEM FELIZ
Pr. Timofei Diacov


Todo ser humano sonha em ser feliz. Mas será que todos esses sonhadores são felizes, ou conseguem ser felizes? Quando sonhamos com alguma coisa, via de regra, alcançamos, se lutamos por ela e buscamo-la no lugar certo e na pessoa certa. Uns podem estar sonhando em ganhar o bolão da loteria. Aí sim, serão felizes: vão resolver os seus problemas financeiros, residenciais, de transporte, etc. Fazem, enfim, um castelo na areia e, via de regra, esse castelo acaba desmoronando. E a vida volta a ser o que era. Mas, como encontrá-la? Onde encontrá-la? Com quem ela se encontra? é a grande pergunta. Vamos, pois, tentar dar a resposta ao leitor curioso e necessitado de ser feliz.

Era uma pequena cidade no Estado do Rio Grande do Sul, chamada Mata. Cidade de pouca população, mas possuidora de muitos alambiques que fabricavam cachaça. E, por isso, era comum ver jovens de 15, 16 e 17 anos, dormindo nas sargetas das ruas, completamente embriagados, bêbados. E, entre eles, era o Gadito, de seus vinte e poucos anos, famoso por ser o pior. Mas, como o mundo gira (e a Luzitana roda...), certo dia alguém, lembrando-se dele, foi falar-lhe do homem capaz de tirá-lo dessa vida de escravidão; que já a muitos fizera felizes. E muitos dos que nele confiaram foram verdadeiramente libertados dessa maldição e se tornaram cidadãos dignos. E quem era esse homem? E que tipo de poder possuia Ele?

O nome desse homem era Jesus Cristo. "Gadito, Jesus pode te libertar, Jesus pode te levantar da sarjeta e te dar felicidade. Não seria uma vida de riquezas, como muitos imaginam. Ele age dentro do coração da pessoa. Ele pode fazê-lo participante da Natureza de Deus,"! II Pedro 1.4. Diante dissso, Gadito aceitou o desafio: "afinal, se, como dizem, fez isso a tantos, certamente fará também por mim". De fato, ele resolveu, mas resolveu mesmo, tomar a atitude de entregar esse seu problema a Jesus. E o milagre aconteceu: o maior milagre da vida veio visitar a vida dele. Ele se converteu de verdade; e Cristo transformou essa vida que estava sendo destruída. Agora Gadito era um novo homem. Ele havia recebido um novo coração, uma vida nova. As coisas velhas já passaram e ficaram no esquecimento (II Co 5.17).

Agora ele nos procurou e pediu-nos para ser batizado como o seu Senhor havia sido batizado. Marcamos o dia do seu batismo. Era um domingo à tarde. O rio onde deveria ser batizado, passava beirando a sua cidade. Os trilhos de trem cortavam esse rio. Acreditem, a cidade inteira foi ver o batismo do homem que tinha mudado de vida: era gente em cima de árvores, gente sobre os trilhos. E assim pudemos submergi-lo. Depois fomos à sua casa. Casa? Não poderíamos chamar aquele barraco de casa. Feito de tábuas, entramos nos abaixando, senão bateríamos a cabeça no telhado. Sentamos na cadeira. Cadeira? Seria aquilo uma cadeira? Junto à mesa nos assentamos. Também não era bem uma mesa, mas uma tábua pregada num todo de árvore e outra num pequeno tronco servia de cadeira.

Então Gadito nos segredou: "Pastor, eu me levanto às 4 da madrugada e vou para o serviço. Gasto 4 horas de ida e volta, para cortar arroz com água até a cintura. Mas, antes, eu leio a minha bíblia e faço as minhas orações. Pastor, eu sou um homem feliz, muito feliz mesmo, (como os gaúchos costumam dizer). Então me perguntei: como isso pode ser possível? Mas é, pois essa felicidade que muitos procuram nas riquezas, Gadito achou em Cristo. É exatamente isso. Muitos procuram em outros lugares, enquanto ela está em Cristo. No Cristo que morreu, mas ressuscitou, e atende as nossas necessidades. O leitor está procurando felicidade? Onde? Procure em Jesus, e irá encontrá-la. Deus seja louvado por isso.


============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)



Nenhum comentário: