sábado, 3 de março de 2007

FALTA ESTRUTURA
Pr. Timofei Diacov


Nenhuma construção sem boa estrutura poderá resistir a grande peso. Toda casa é construída de acordo com a sua estrutura. De quanto em quando ouvimos pela imprensa a notícia de que houve um desabamento de prédio tal, ou qual. Por que? Por ter faltado, certamente, estrutura para agüentar o peso. O mesmo podemos dizer em relação à vida espiritual, vida religiosa, vida com Deus. Muitos sonham com coisas grandes, fabulosas. Aliás, não é pecado sonhar e sonhar com coisas grandes. Mas precisamos saber se temos estrutura para tanto. Coonhecemos o caso de certo obreiro. Uma irmã nos procurou e nos disse; "Pastor, o senhor não sabe que aquele pastor daquela igreja disse para que a sua igreja vai construir uma igreja todinha de vidro, e depois por um avião irá percorrer a cidade e pregar o evangelho lá de cima".

Que pena, poderia escolher um helicóptero que seria muito mais fácil. Pouco depois esse referido pastor foi demitido do pastorado. Tudo foi por água abaixo. Sabemos que há alguns que sonham em ter mil pessoas como membros de suas igrejas. Sonham em ter um colégio, um seminário. Não é proibido sonhar assim. Mas sua igreja tem apenas 200 membros e ele não está dando conta desses, como, pois, irá cuidar dos mil? O que está faltando é a estrutura. O apóstolo Paulo recomenda-nos a acomodar-nos às coisas humildes. Diz também que não devemos ir além daquilo que podemos fazer. E o pior disso é que fica no desejo, no sonho apenas. Não somos contra fazer grandes coisas ao Senhor. Não seria bem melhor que sonhar em ter varias igrejas para que mais líderes tenham uma oportunidade de trabalhar? Para que possam conhecer melhor as ovelhas? Pois muitas nem sequer são conhecidas. Ficam sendo ovelhas desconhecidas.

Essas coisas me fazem lembrar de certo preso na cadeia de Lins. Ele ouvia todos os domingos a palavra. Depois do culto nos chamou e disse que estava fazendo um curso de psiquiatria por correspondência e que o dono do determinado supermercado era o padrinho de sua formatura, e que nós também estávamos sendo convidados para estar presentes em sua formatura. Ninguém é proibido de sonhar, em ser um psiquiatra. Mas é preciso ter estrutura e o devido preparo para isso. Qual é o nome da psicologia dá a esse tipo de pessoa, senão o de megalomaníaco? Estão sofrendo de megalomania. As coisas devem acontecer naturalmente, sem alardes, sem grandes sonhos, sem coisas impossíveis.

Quando Deus chama uma determinada pessoa para um trabalho assim, ele mesmo a capacita. Mas o proprio Deus não é imprudente para confiar uma coisa assim para pessoas que não tem estrutura. O que é que o Senhor Jesus quis dizer ao contar a parábola sobre os talentos? Para um deu 5 talentos, para outro 2 e para outro um. E a cada um deu segundo a sua capacidade, segundo a sua estrutura. O que recebera um não foi reclamar porque não lhe confiaram um pouco mais. Pelo contrário, foi e enterrou esse pouco que recebera, e ficou por ser feito. Não fez por ter faltado a estrutura, e sim por ter sido negligente. Deus não quer que iniciemos algo e deixemos por terminar. Isso se chama imprudência. Que cada um procure descobrir a sua vocação, a sua capacidade,e não comece a iludir a sua igreja, e enganar-se a si mesmo. Seja realista. Ouça o que dizia Sócrates: "conheça=te a ti mesmo."


============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)


Nenhum comentário: