segunda-feira, 5 de março de 2007

UM OUTRO CAMINHO
Pr. Timofei Diacov




"E, sendo por divina revelação avisados em sonhos, para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por um outro caminho", Mateus 2,15. Diz o profeta Isaías que os nossos caminhos não são os caminhos de Deus, e nem os nossos pensamentos são os pensamentos de Deus. Nem sempre sabemos o que fazer, como fazer, por onde andar, para onde ir. Mas Deus, que é onipotente e onisciente, pode nos dirigir, se a ele recorrermos. Os sábios, que vieram do longínquo oriente, vieram guiados pela estrela que lhes aparecera em sua terra. Por certo conheciam, também, alguma coisa a respeito do Messias de Deus, através de algumas profecias. Mas não sabiam tudo, pois tiveram que pedir informações daqueles que tinham condições de informá-los. E não sabiam também da intenção de Herodes, que desejava matar o Menino Jesus.

Deus lhes deu a revelação, e nessa revelação, disse-lhes que não voltassem para junto desse sangüinário. E eles, regressando para a sua terra, seguiram um outro caminho, o caminho traçado por Deus. Podemos tomar isso como figura a respeito da vida. Cada um de nós nasce num caminho. Recebe a educação, adquire seus próprios hábitos. Sobre Deus, aprende de seus próprios pais, que, por sua vez, tem o seu conceito. Ora, se tudo isso fosse o certo, o Senhor Jesus não teria dado a ordem de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura. Teria deixado tudo como está, que cada um pensasse o que quisesse e como quisesse a respeito de Deus e de sua própria salvação. Deus quer que o homem se volte para ele por um outro caminho, pois não faltam os "herodes" desta vida que procuram não somente matar a Cristo, mas matar também os seus próprios seguidores.

E qual é o caminho do regresso a Deus? É aquele de quem o próprio Jesus falou, em João 14,6: "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". Então esse outro caminho é Jesus Cristo, pois só existem dois caminhos, o de Deus e o outro, dando Deus ao homem a opção de escolher qual deles deseja seguir. Aliás, foi o Senhor Jesus quem advertiu sobre o surgimento dos falsos profetas e falsos cristos, aos quais Paulo chama de maus obreiros, cães, falsos apóstolos, mensageiros de Satanás. Os magos do Oriente voltaram para a sua terra por um outro caminho. Voltaram jubilosos, felizes. E Deus não faz acepção de pessoas, pois somos todos suas criaturas, e ele não tem preferência, como diz Paulo "Deus encerrou todos debaixo da condenação".

E diz, em Romanos 3,23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". E no capíutulo 6,23 diz: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Ninguém vai permanecer na terra, pois esta, como diz Pedro em sua segunda epístola, capítulo 3, está reservada para o fogo que, ardendo a desfará. A morte não deixa ninguém ficar nesta terra. Todos temos que voltar para Deus. Mas, como voltar? Pelo cainho de Deus, caminho que é Jesus. E os magos voltaram por ele. Temos certeza de que esse dia foi o mais feliz de suas vidas.

Amigo leitor, você está pretendendo voltar para Deus? Por qual caminho? Você nasceu num caminho. Aprendeu muita coisa de Deus com seus pais. Será que tudo o que lhe ensinaram, poderá levá-lo de volta para Deus? Resolve hoje mesmo seguir a Jesus. Jesus é esse "outro caminho". Volte-se para Deus através dele. Mas volte agora mesmo.

==============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: