segunda-feira, 5 de março de 2007


CRISTO OU ESTEPE?
Pr. Timofei Diacov


Lemos um artigo em certo jornal que pecorre todo o Brasil, algo à respeito de Deus, como se Deus fosse um elemento acessório em nossas vidas; enquanto que ele deveria ser a pessoa mais necessária para as nossas vidas e a mais importante também. Então, pergunta o articulista: "você já passou por uma situação de ter um pneu furado numa noite de chuva? Já teve o seu pneu furado num lugar ermo e perigoso?" Nessas horas é que nos lembramos do pneu estepe. Fora disso, não nos lembramos mais dele, a não ser na próxima oportunidade, quando o pneu do nosso carro furar. E não é exatamente assim que muita gente faz uso de Deus? Lembram-se dele quando a dor é grande. Aí vem os pedidos de oração: "orem pelo meu problema! Orem pelo meu filho que está muito doente! Orem, pedindo a Deus que me ajude a encontrar um emprego! Orem por mim, para que a viagem que nada de mal aconteça na viagem que faremos com a família".

Não é proibido pedir as orações do povo da cidade. Não deve ser vergonhoso nos humilharmos diante de uma situação assim. É bom, é necessário, é bíblico. Temos que orar uns pelos outros. Orar pelos governantes, pelas autoridades constituídas, pelo presidente da república, pois também é bíblico, como recomenda o apóstolo Paulo, em I Tm 2.2. Mas Deus não deve ser tratado como estepe. O apósto Paulo diz, em Filipenses 1.21: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro". Deus deve estar em nosso viver. Lembremo-nos dos apóstolos de Jesus, segundo a narrativa de Atos: "Porque não podemos deixar de falar". "Julgai vós se é correto ouvir antes a vós do que ouvir a Deus". "Porque não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos".

Estaremos nós tratando deste assunto como eles tratam? Ou Deus está sendo uma espécie de um estepe quando nos encontrarmos em dificuldades, em perígos? Lançamos mão de Deus só nessas horas? Uma pergunta queremos fazer: quantas vezes comemos por dia? Será que de vez em quando? Será que o alimento é coisa acessória? Lembro-me de quando ainda jovem, por ocasião do carnaval, em Mairiporã, num retiro espíritual. Havia um bosque muito lindo. E em várias árvores encontrávamos escrito o nome de alguém com um canivete. Era uma jovem apaixonada por ele quem escrevia. E por que isso? Porque o amava e o seu assunto não era outro, senão o referido jovem, o eleito do seu coração. No dia em que nos apaixonarmos por Jesus, dele falaremos, e falaremos em todo lugar, pois ele é a pessoa mais importante para a vida. Pena que poucos sentem e poucos entendem isso.

Um carro lindo, "lindo de morrer", se não tiver o motor, não vai se locomover. Mas se faltar alguma peça acessória, nem por isso deixará de funcionar. Deus não pode estar ausente em nossas vidas, em nossos relacionamentos comerciais, no lazer, nas viagens. Ele deve ser o nosso Senhor. Tomemos consciência dessa verdade. O Senhor Jesus disse, em João 15.5: "Porque sem mim nada podeis fazer". Deus seja louvado! Só é cristão aquele que ama e segue a Cristo e seus ensinos. Do contrário, é falso cristão.

Pr. Timofei Diacov
Igreja Batista Central de Lins, SP

Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

Nenhum comentário: