sábado, 3 de março de 2007

CASA DO LUTO
Pr. Timofei Diacov



"O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria", Eclesiastes, 7.4.

Na bíblia há certas afirmações que, para um leitor apressado, podem parecer loucas ou absurdas. Como pode sentir-se bem uma pessoa na casa onde exista luto? Não é a morte a coisa mais indesejada da vida? E diz o texto que o coração dos sábios está na casa do luto. Não seria melhor dizer que o coração deles está na casa onde existe alegria? E no verso dois diz ele que é melhor ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete. Quem de nós deprecia uma festa, onde são oferecidos comes e bebes? Quem não aprecia um bom churrasco? Quem não gosta de boa música? Estaria sendo o Rei Salomão pessimista, ao escrever tais palavras?

Notem bem que ele não diz qué é ruim ir à casa do banquete, ou ir à casa onde há alegria. Ele diz que é melhor ir à casa do luto. Existem os graus nos adjetivos. Existe o mais ou menos, o bom, o melhor e o excelente. A casa da alegria é boa, mas ela oferece um perigo do qual devemos cuidar: o perigo do homem esquecer-se de que ele é temporal, de que sua vida é passageira, e que a qualquer momento pode apagar-se. Numa festa ele pode estar bebendo bebidas alcoólicas e embriagar-se, e esquecer-se de Deus. E o que há de melhor na casa do luto é a reflexão e a conscientização. Ali o homem vê o fim de toda criatura humana. E conseqüentemente, ele tira lições preciosas para si.

Ninguém quer morrer. Todos querem viver, e viver muitos anos, e viver bem. Há certos valores da vida, valores eternos, que não encontramos em certos lugares. Mas na casa onde há luto, os encontramos. Hoje, mais do que nunca, ou em tempos passados, há luta de classes. Empregados lutam por um salário melhor. Patrões receiam atendê-los, temendo ter menores lucros. Políticos lutam contra políticos. A luta é de ideologias. E muitas vezes acontecem coisas desagradáveis, pois perdem o respeito pelo seu semelhante. E quantas vezes acontecem mortes! Por que isso acontece? Porque o homem se esquece que veio do pó e ao pó tornará. Esquece-se que lá em cima existe alguém observando. Esse alguém que os ama e que não gostaria que isso acontecesse. Ele é soberano. Se chama Deus.

E a vida está no poder dele. A qualquer momento este poderá requerer a vida, e que poderá fazer o homem nesta hora? Por isso e por mais coisas, é bom ir à casa do luto. Muitos não vão, nem que sejam arrastados. Têm medo da morte. Mas terão que enfrentá-la um dia. Por isso é bom ser realista, ser prudente, e tirar as lições, e aplicá-las à sua própria vida.

============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: rbvdiacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)




Nenhum comentário: