sexta-feira, 16 de março de 2007




ANO NOVO, VIDA NOVA?
Pr. Timofei Diacov

No Areópago, cidade de Atenas, Grécia, muita gente se reunia para ouvir as últimas novidades. Mas, quando viram a Paulo, o apóstolo de Jesus Cristo falar, se aproximaram dele para saber se tinha algo novo para lhes dizer; e ele expôs a ressurreição de Cristo. Por que assim o fizeram? Porque Paulo lhes anunciava boas novas do evangelho. Eles não podiam crer que viria um dia quando os mortos ressuscitariam em Cristo. Hoje pela manhã ligamos o nosso receptor para saber das novas do dia. E assim fazemos também, quando ligamos o televisor. Queremos saber das novidades que, via de regra, não são das melhores. Chega o final do ano, e todos nós cumprimentamos os nossos amigos e parentes, vizinhos, formulando-lhes os votos de um feliz ano novo. Queremos para todos um ano feliz.

O presidente da República deseja o crescimento do Brasil. E todos nós desejamos o mesmo. Mas surge a velha pergunta: estaríamos nós preparados para viver melhor o ano que está despontando? Tem cada um condições de contribuir para essa melhoria? Neste mundo nada prospera sem um planejamento. Uma firma comercial não prospera sem plananejamento. As famílias não prosperam sem um planejamento bem feito. De sorte que a situação continuará a mesma, quando não, pior. Os crimes se multiplicam, e o exemplo tem vindo de cima. Para muitos, a vida humana nada vale, ou vale menos que vinte reais. Tira-se a vida por nada. Será que o simples fato de dizer Feliz Ano Novo resolve? Será que isso só basta? Será que não há alguma coisa bem objetiva e verdadeira, que contribua para o melhor do ano?

O Senhor Jesus Cristo, segundo registro João 15.5 diz: "porque sem mim, nada podeis fazer". Por que então não o procurar? Por que não buscar a sua presença, e começar do primeiro do ano? Porque do jeito que as coisas vão caminhando, não sabemos aonde iremos parar! Podemos dizer que no ano passado a vida era bem melhor? Quais então as surpresas que o ano novo nos trará? Não me considerem pessimista, e sim realista, pois não podemos viver da fantasia, da ilusão. E há muita gente vendendo ilusão para o mundo, para as pessoas. Temos que ser realistas e acreditar no poder de Deus antes que seja tarde. Afinal, não cremos em Deus como o Todo-Poderoso? Batemos no peito e dizemos "eu sou cristáo". Oxalá que isso seja verdade, que sejamos cristãos autênticos, verdadeiros. Deus certamente está muito triste com tais palavras enganosas.

Vale à pena citar as palavras do apóstolo Paulo, registradas em II Co 5.17: "assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, e eis que tudo se fez novo". Para que as coisas sejam boas, temos que ter um coração melhor, um caráter melhor; uma nova mentalidade, mentalidade cristã. Enquanto o Senhor não nos dar uma nova natureza, ninguém terá coisas melhores. Deus quer nos ajudar, mas temos que buscar a sua presença e pedir-lhe ajuda. Não esperemos que as coisas aconteçam por acaso; que o bem cairá do ceu. Ele não tem esse caminho. O profeta Isaías pergunta se um etíope pode mudar a cor de sua pele ou o leopardo pode mudar as suas pintas. Se isso fosse possível, também seria possível o homem praticar o verdadeiro bem sem a ajuda de Deus.

============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br


Nenhum comentário: