sexta-feira, 16 de março de 2007





MORRER É RENASCER
Pr. Timofei Diacov



"Na verdade, na verdade vos digo, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só, mas se morrer, dá muito fruto", João 12.24. Para alguns a morte é o fim de tudo. Mas para outros a morte é o espírito sair do corpo e passar a vagar pelo espaço à procura de uma nova oportunidade para voltar à vida. Certa noite o Senhor Jesus recebeu em sua casa um velho mestre em Israel, desejando saber o caminho da vida após a morte, ao que o Senhor lhe respondeu, dizendo: "na verdade, na verdade te digo que, se alguém não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. Na verdade na verdade vos digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus", João 3.3- 5. O que quer dizer tudo isso? "Por que nascer de novo?" - pergunta Nicodemos. Porventura deve retornar ao ventre materno e nascer? Temos que entender o que foi dito desde o princípio.

"No dia em que comerdes do fruto da árvore que está no meio do jardim, certamente morrereis", gênesis 3. E assim a morte aconteceu porque Adão e Eva desobedeceram à palavra de Deus. Por isso, diz o apóstolo Paulo, "a morte passou para todos". Então a morte é a herança que recebemos de Adão. Mas agora o Senhor Jesus está tratando da morte como separação eterna que se dará depois do juízo final. E se hoje não morrermos para o pecado, não poderemos viver a vida pós-túmulo. Mas se morrermos para o pecado, ele não terá domínio sobre nós. Porisso demos por título a esta meditação "morrer é renascer!. Se estamos mortos para Deus, precisamos renascer para Deus. O apóstolo Paulo em Romanos 3.23 diz "porque todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus". Também diz que "o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor", Romanos 6.23.

A bíblia jamais tratou do assunto que se refere à volta nesta vida, ou seja, a reencarnação. Ela não reconhece a existência deste assunto. Ela trata do relacionamento do homem com o seu criador, ou a volta dele para Deus. E deixa bastante claro que se o homem não morrer para as coisas pecaminosas, ele não terá aceso à presença de Deus. Então o Senhor Jesus usa a figura do grão de trigo, dizendo que se este não morrer, ao cair sobre a terra, permanece ele só, mas se, caindo, morrer, dará muito fruto. Por isso, se nós não nos considerarmos mortos para as coisas pecaminosas, não teremos acesso à presença de Deus, ou em outras palavras, não teremos condições de voltar para ele e usufruir das delícias que ele nos preparou. Por isso não sejamos insensatos em rejeitar a palavra de Deus, como lemos: "vêde que não rejeiteis quem fala". Sejamos, portanto, prudentes.

Jó escreveu: "depois de minha pele ter sido consumida, eu o verei". Isso ele diz, falando da ressurreição do corpo naquele último dia. Deus provou o seu amor, assim que entregou o seu filho para ser oferecido em holocausto pelos nossos pecados. E esse renascer não é a mera aceitação da palavra de Deus, mas a vivência. Morrer é uma experiência única que acontece na vida. Depois, como diz hebreus 9.27, vem o juízo. Paulo diz em Romanos 6: "considerai-vos mortos ao pecado, e vivos para Deus", Colossenses 3 diz: "se já ressusitamos uma vez, vivamos pensando nas coisas lá do alto, onde Cristo está." Não podemos fazer isso se não estivermos mortos para as coisas pecaminosas. Isto já conteceu com você, distinto leitor? Pense nisso e que Deus o ajude.

============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br

Nenhum comentário: