OUTRO EVANGELHO
PR. TIMOFEI DIACOV
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gal 1:8). Evangelho quer dizer boas novas que devem ser divulgadas. O apóstolo Paulo está nos advertindo do perigo de serem proclamadas outras novas que não de Cristo, chamando os seus proclamadores de anátemas ou malditos. A igreja da Galícia havia abandonado o evangelho de Cristo, para seguir outro não de Cristo. Sempre houve inimigo da verdade. Vamos nomear alguns pseudos evangelhos como exemplos: Salvação sem derramamento de sangue. Hebreus 9:22: “Porque sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados”. Aliás, Pedro advertira a Jesus de que Ele não deveria morrer crucificado, conforme Mateus 16. Esta idéia é defendida por outras seitas, que pregam um evangelho de salvação por méritos próprios; Paulo, porém diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2: 8e9).
Deus quer fazer o homem conhecer a verdade, dizendo que a fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus (Rm 10:17), que contraria frontalmente de que o conhecimento venha por psicografia, que também é outro evangelho. Esta é uma forma pela qual Deus jamais se manifestou ao povo. Na 2ª epístola aos Cor11: 14e15 lemos: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”. Refere-se o apóstolo aos pregadores dos seus dias que pregavam a salvação pelas obras da lei, querendo transtornar o evangelho de Cristo; daí dizer ele, ainda que viesse esta palavra através de um anjo, ou dele mesmo, fosse considerado anátema, ou maldição. Paulo não pregava para agradar homens, mas a Cristo, como Seu servo, (Gal 1:10). Isso pode estar acontecendo com muitos segmentos religiosos que, ao contrário de Paulo, querem agradar a seus seguidores.
Além de todos estes casos, há aqueles que afirmam que a Bíblia não serve de fundamento para os nossos dias, porquanto, dizem, é um livro ultrapassado escrito há mais de dois mil anos; e que vivemos outra era. Será que necessitamos de outro deus, e que o verdadeiro Deus, cuja palavra, para eles, já não tenha valor. O que Deus disse há milhares de anos, hoje tem o mesmo valor daqueles tempos; pois Ele mesmo disse: “Eu sou o Senhor vosso Deus que não mudo”. Ora, se o Deus que nós adoramos e servimos tem sombra de variação, não é o Deus verdadeiro. O que há mil anos era coisa errada, hoje continua coisa errada.
O homem pecador dos tempos passados é o mesmo pecador dos tempos presentes. Se a Bíblia perdeu o seu valor, então o homem deixou de ser homem, para ser o que? Devido a estes outros evangelhos é que as coisas erradas vêm se multiplicando; a confusão vai aumentando. E assim a corrupção, o crime, as tragédias se multiplicam.
A solução para todos os males é o verdadeiro evangelho, pregado, ensinado e vivido pelo Seu Criador, Jesus Cristo nosso Salvador, que foi sacrificado numa infamante cruz. O verdadeiro evangelho é somente de Cristo. Grande luta teve o apóstolo Paulo em querer ensinar este evangelho. Não têm o direito de tirar qualquer palavra deste evangelho, para fundamentar as suas próprias idéias, os que negam a validade da Bíblia. Aliás, os que negam a sua validade nunca a leram com o desejo sincero de conhecê-la; mas a lêem com idéias pré-concebidas. Para estes prevalecem as densas trevas da ignorância, visto que o próprio Jesus disse: “Quem me segue, não anda em trevas, mas tem a luz da vida”(João8:12). Prezado leitor, quer que venha um anjo para lhe pregar outro evangelho? Cuidado, pois diz o apóstolo Paulo que Satanás se manifesta como anjo de luz. (II Cor 11: 14). Que Deus o ilumine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário