segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O PAI VIRTUOSO

O PAI VIRTUOSO
PR TIMOFEI DIACOV


Escrevemos um artigo sobre a mulher virtuosa. Por que não fazer o mesmo em relação ao pai? “Pai virtuoso, quem o achará? O seu valor muito excede às pedras preciosas”. Em que consistem as suas virtudes? Na parábola do filho pródigo, Lucas 15:11ª24, encontramos algumas: o amor. O filho saiu de casa e gastou todos os bens recebidos do pai. Mesmo assim o pai o recebeu com muito amor, dando-lhe o perdão, um beijo, anel na mão, o bezerro cevado, festa, não admitindo que o filho mais velho lhe fizesse acusações. Não foi assim no caso de Isaque e Rebeca: esta amava a Jacó, e aquele amava a Esaú. Quanto a Jacó, vemos nele a falha de dedicar mais amor a José do que aos demais filhos. Sendo assim, tanto Isaque como Jacó sofreram as conseqüências. Vai aqui, a segunda virtude que é amar os filhos todos igualmente. Outra virtude é ser amigo dos filhos, companheiro em todos os momentos, e exemplo de honestidade para com eles; nunca prometer-lhes o que não puder cumprir, pois a vida do pai fala muito mais alto do que as suas palavras.

O pai virtuoso sofre muito com a ausência do filho que deixa o lar, iludido com os prazeres e encantos do mundo. Posso imaginar quanto o pai do pródigo sofreu em todo o tempo de sua ausência. Teria ele orado pelo regresso do seu filho? Sem dúvida que sim, possivelmente passado algumas noites sem dormir, pensando no que o filho estaria passando. Nenhum pai virtuoso gostaria de viver distante dos filhos. O profeta pergunta se a mãe pode esquecer-se do seu filho; ainda que esta se esqueça, Deus como Pai jamais se esquece daqueles a quem toma por filhos. A esta altura podemos mencionar o mandamento aos filhos: “Honra a teu pai e a tua mãe para que te vá bem, e vivas longos anos na terra”. O pai virtuoso, por causa do seu amor pelos filhos, obedece ao mandamento que diz: “Disciplina o teu filho; e ele te dará alegria”. “O pai que retém a vara aborrece ao seu filho”. O apóstolo Paulo recomenda criar os filhos na disciplina do Senhor. Provérbios 22 v 6 recomenda: “Ensina o menino no caminho que deve andar, e quando for velho não se desviará dele”.

A criança gosta de ter os seus brinquedos. Como lhe faz bem quando os recebe. Aliás, isso faz parte da sua formação. Lembro-me de certo pai que quando via as suas filhas com as bonecas, atirava-as para longe delas. Isso a meu ver é uma insensatez. A criança gosta também de vez em quando passear, ir à praia, ou a lugares pitorescos. Gosta também de ouvir histórias; como é bom aproveitar esses anseios e contar-lhes as histórias da Bíblia tais como, Davi e Golias, Sansão, viagens missionárias de Paulo, os milagres de Jesus, etc. É claro que sempre em linguagem de criança, as vezes dramatizando-as. Lembro-me dos meus filhos que pediam que eu repetisse as mesmas histórias. Nem todos os pais têm esta disposição; mas é necessária. Nunca me esqueço das histórias que meu pai contava, e também ouvia da minha tia. As palavras de Provérbios 22v6 tornaram-se real na minha vida. Muitas vezes fui tentado pelos meus amiguinhos, mais sempre me lembrava daquilo que havia aprendido em casa. É pena que papai faleceu muito cedo, quando eu tinha apenas seis anos de idade.
Ah! Se os pais atentassem para esta verdade, que os filhos precisam receber educação bíblica! O mundo seria outro. Lembro-me de um irmão em Cristo que nos contou a respeito de um jovem, na Alemanha, que foi condenado à morte. A sua vontade antes de ser executado foi que lhe trouxessem a sua mãe a quem disse: “Quando eu roubei uma caixa de fósforos, a senhora não me repreendeu, e hoje eu morro como um assaltante”. Quantas outras histórias semelhantes a esta existem por aí. Você pai que está lendo estas linhas, tem procurado ser um pai virtuoso? Você filho, tem honrado a seu pai? Ainda é tempo de acordar para as realidades que vivemos; e levantar ao céu a prece fervorosa pedindo pelos seus filhos, e por todos os pais. E se a vida é assim, por que a mudança não deve começar em mim? Que eu, você e todos os pais procuremos ser virtuosos. Que Deus nos ajude.

Nenhum comentário: