quinta-feira, 14 de março de 2013

POR QUE O PAPA RENUNCIOU?



POR QUE O PAPA RENUNCIOU?
Pr. Timofei Diacov

O mundo está perguntando sobre qual foi o motivo de o Papa ter renunciado o Pontificado. Teria sido as divisões que existem na Igreja Católica? Pois, ele mesmo em sua fala tem feito menção a isso. Ou, teria sido a hipocrisia, que ele mesmo faz menção existir na igreja? Ou, teria ele se lembrado de Efésios 2:20-22? Que diz: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para o templo santo do Senhor; no qual também vós juntamente sois edificados para a morada de Deus em Espírito”. Ou, quem sabe ele se lembrou das palavras de I Pedro 2: 4 que diz: “Chegando-vos para Ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”. Não podemos descobrir o que realmente se passava na mente do sumo Pontífice; porém trabalhamos com hipóteses.

Possivelmente, ele parou no evangelho de Mateus 16, em que Jesus faz a pergunta para os doze apóstolos sobre quem dizia o povo ser Jesus. As respostas foram variadas; porém pergunta Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou? Ao que Pedro responde: Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo”. Eis aqui a Pedra fundamental, sobre a qual Jesus vai edificar a Sua igreja. Como os textos anteriormente citados, nos reforçam a idéia de que a igreja do Senhor Jesus é edificada sobre Ele mesmo, que é a Petra, que é rochedo, rocha dos séculos. Diante de tudo isto, a conclusão lógica a que chegamos é que Jesus não edificou a Sua igreja sobre Petros, que é pedrisco, cascalho. O Papa certamente conhecia bem a língua grega, e o significado dos nomes, Petra e Petros. E, certamente, não ignorava o texto de Mateus 7:27-28, onde Jesus fala dos dois edificadores, um sábio outro néscio; e que a casa do néscio caiu, porque estava sobre areia; e a casa do sábio edificada sobre Jesus Cristo.

Possivelmente, ainda deve ter se lembrado de Mateus 23:9 que diz: “E a ninguém na terra, chameis vosso pai, porque um só é vosso Pai, o qual está nos céus”. A palavra Papa quer dizer pai, e também senhor. E o apóstolo Paulo adverte em Fl 2:11: “E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. Voltando para o verso 9 e10: “Pelo que também Deus O exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra”. Parece que muitos desconhecem estes textos bíblicos, pois se curvam diante do Pontífice. Afinal, Jesus Cristo não é o único Senhor? Não é Ele a Pedra fundamental sobre a qual 
Ele mesmo edificou a Sua própria igreja? Não é Ele o único Senhor, conforme os textos citados acima? E se, essas verdades não são aceitas, perguntamos como o apóstolo Pedro fez: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus” (João 6: 68-69).

Concluindo: Tudo isto, pode ser que tenha passado pela mente de Sua Santidade. Porém, nós podemos afirmar que a verdadeira igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, está fundamentada na Rocha dos séculos e nas palavras dos apóstolos e dos profetas, que sempre pregaram a Jesus como o único Senhor e Salvador, por quem, deram as suas próprias vidas. E você distinto leitor, que pensa sobre tudo isto? Sabemos que há muita gente inconformada com a atual situação, e fica a perguntar: “Por que será que tudo isso aconteceu? E agora, teremos dois Papas? O Papa Hatzinger vai se recolher num mosteiro para se dedicar às coisas espirituais?”. Entretanto o importante de tudo isto, é saber qual é o seu pensamento a respeito da igreja de Cristo? E de sua igreja prezado leitor, e também, qual é o seu relacionamento com Jesus. Você está firme? A sua fé não está abalada em relação à Palavra de Deus?

Nenhum comentário: