sábado, 10 de abril de 2010

OUTRO EVANGELHO

OUTRO EVANGELHO

PR. TIMOFEI DIACOV


“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gal 1:8). Evangelho quer dizer boas novas que devem ser divulgadas. O apóstolo Paulo está nos advertindo do perigo de serem proclamadas outras novas que não de Cristo, chamando os seus proclamadores de anátemas ou malditos. A igreja da Galícia havia abandonado o evangelho de Cristo, para seguir outro não de Cristo. Sempre houve inimigo da verdade. Vamos nomear alguns pseudos evangelhos como exemplos: Salvação sem derramamento de sangue. Hebreus 9:22: “Porque sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados”. Aliás, Pedro advertira a Jesus de que Ele não deveria morrer crucificado, conforme Mateus 16. Esta idéia é defendida por outras seitas, que pregam um evangelho de salvação por méritos próprios; Paulo, porém diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2: 8e9).


Deus quer fazer o homem conhecer a verdade, dizendo que a fé vem pelo ouvir, e ouvir pela palavra de Deus (Rm 10:17), que contraria frontalmente de que o conhecimento venha por psicografia, que também é outro evangelho. Esta é uma forma pela qual Deus jamais se manifestou ao povo. Na 2ª epístola aos Cor11: 14e15 lemos: “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras”. Refere-se o apóstolo aos pregadores dos seus dias que pregavam a salvação pelas obras da lei, querendo transtornar o evangelho de Cristo; daí dizer ele, ainda que viesse esta palavra através de um anjo, ou dele mesmo, fosse considerado anátema, ou maldição. Paulo não pregava para agradar homens, mas a Cristo, como Seu servo, (Gal 1:10). Isso pode estar acontecendo com muitos segmentos religiosos que, ao contrário de Paulo, querem agradar a seus seguidores.


Além de todos estes casos, há aqueles que afirmam que a Bíblia não serve de fundamento para os nossos dias, porquanto, dizem, é um livro ultrapassado escrito há mais de dois mil anos; e que vivemos outra era. Será que necessitamos de outro deus, e que o verdadeiro Deus, cuja palavra, para eles, já não tenha valor. O que Deus disse há milhares de anos, hoje tem o mesmo valor daqueles tempos; pois Ele mesmo disse: “Eu sou o Senhor vosso Deus que não mudo”. Ora, se o Deus que nós adoramos e servimos tem sombra de variação, não é o Deus verdadeiro. O que há mil anos era coisa errada, hoje continua coisa errada.

O homem pecador dos tempos passados é o mesmo pecador dos tempos presentes. Se a Bíblia perdeu o seu valor, então o homem deixou de ser homem, para ser o que? Devido a estes outros evangelhos é que as coisas erradas vêm se multiplicando; a confusão vai aumentando. E assim a corrupção, o crime, as tragédias se multiplicam.


A solução para todos os males é o verdadeiro evangelho, pregado, ensinado e vivido pelo Seu Criador, Jesus Cristo nosso Salvador, que foi sacrificado numa infamante cruz. O verdadeiro evangelho é somente de Cristo. Grande luta teve o apóstolo Paulo em querer ensinar este evangelho. Não têm o direito de tirar qualquer palavra deste evangelho, para fundamentar as suas próprias idéias, os que negam a validade da Bíblia. Aliás, os que negam a sua validade nunca a leram com o desejo sincero de conhecê-la; mas a lêem com idéias pré-concebidas. Para estes prevalecem as densas trevas da ignorância, visto que o próprio Jesus disse: “Quem me segue, não anda em trevas, mas tem a luz da vida”(João8:12). Prezado leitor, quer que venha um anjo para lhe pregar outro evangelho? Cuidado, pois diz o apóstolo Paulo que Satanás se manifesta como anjo de luz. (II Cor 11: 14). Que Deus o ilumine.


Nenhum comentário: