sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ORAÇÃO GENUINA E GENUÍNA E BIBLICAMENTE CRISTÃ



ORAÇÃO GENUÍNA E BÍBLICAMENTE CRISTÃ

PR TIMOFEI DIACOV


Gostaríamos de, nesta meditação abordar o assunto tão falado na Bíblia, e tão praticado pelos apóstolos, pela igreja cristã primitiva, mui especialmente ensinada e praticada por Jesus. O capitulo 6 de Mateus, apresenta-nos o fundamento da verdadeira oração, vejamos no verso 7 o que diz Jesus: “E, orando, não useis de vãs repetições como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos”. Tais orações é claro, Deus não atende. Estava eu num velório, de uma pessoa conhecida, falando sobre o lugar para onde vão as pessoas que morrem. Foi realmente uma mensagem ditada pelo Espírito Santo. A seguir uma determinada religiosa se, pois a orar, repetindo cinqüenta vezes essa sua prece. Confesso que me fazia mal, tanto a mim como aos demais que lá se encontravam, deixando todos inquietos. É o tipo de oração que Jesus está recomendando a não fazer. Felizmente, era de outro segmento religioso. E no verso 8 o Senhor Jesus recomenda: “Não vos Assemelheis pois, a eles”.


Qual é a posição física daquele que ora? No verso 5 diz: “Quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão”. O que Jesus está condenando neste verso, não é a posição física, e sim o pecado de quererem ser vistos e glorificados pelos homens. Jesus orou, admite-se que estava em pé, junto ao sepulcro, tendo ao seu redor uma multidão. Como se pode ver em João 11:41, ordenou Jesus: “Tirai pois a pedra. E levantando os olhos para o céu, disse: Pai graças te dou por me haveres ouvido; eu bem sei que sempre me ouvis”. Jesus estava junto ao sepulcro de Lázaro que estava sepultado há quatro dias. Em outras ocasiões vemos Jesus debruçado, como por exemplo, em Mateus 26: 39, no jardim do Getsêmane. Em Atos 20:36, diz que Paulo se ajoelhou com os demais e orou. Em Fp 2:10 diz: “Ao nome de Jesus se dobrem todo o joelho”.


No livro de Daniel 6 diz que este punha-se de joelhos três vezes ao dia e orava a Deus. Qual é a direção de uma prece? Conforme Mt 6:9, diz: “Portanto, vós orareis assim, Pai nosso, que estais nos céus santificado seja o teu nome”. Conforme este texto, a direção de uma prece é a pessoa do Pai Celestial. Na Bíblia não encontramos um exemplo sequer de que, alguém se tenha dirigido a outra pessoa celestial ou terrena. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, as orações eram sempre dirigidas à pessoa do Pai Celestial. Aliás, como diz Ec 9:5e6, os mortos não sabem coisa nenhuma, estejam no céu ou na terra. Quantas vezes temos que orar a favor de um pedido, ou de uma pessoa? O Senhor Jesus em Lc 18:1, contou uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer. Nós devemos orar à semelhança de uma pobre viúva que ia ao juiz para pedir justiça. Ela foi até receber a resposta. Sobre qualquer pedido que fizermos a Deus, podemos voltar a Ele, quantas vezes quisermos. Não há limites.


Será que Deus não se sente enfadado por voltarmos à Sua presença muitas vezes? Se a oração causasse este mal a Deus, a Bíblia não estaria recomendando a oração; como é o caso desta viúva. O apóstolo Paulo escreve aos Tessalonicenses, dizendo: “Orai sem cessar”. Certo dia o Senhor Jesus reclamou de Seus discípulos por não terem ainda pedido alguma coisa, dizendo: “Pedi, e dar-se-vos-á”. João e Cornélio foram repreendidos por Pedro e por um anjo, quando se curvaram diante de homens e diante de anjos. Veja isso em Atos 10:26 e Apoc 22:8. Hoje, o mundo tem visto pessoas curvando-se, ou ajoelhando-se diante de pessoas humanas, chefes de determinadas seitas. Em suma do que foi dito, é que a oração tem só uma direção; quanto à posição, pode ser de joelhos, debruçados, reclinados, deitados, ou de pé. O importante é que a alma esteja em posição correta diante de Deus, com toda humilhação ou humildade. Deus tem prazer em que Seus filhos tragam-Lhe as suas necessidades, com corações contritos. Prezado leitor, você tem orado? E quando ora quem se dirige?


Nenhum comentário: