segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

LARES ABANDONADOS

LARES ABANDONADOS
PR TIMOFEI DIACOV

“Venerado seja entre todos o matrimonio e leito sem mácula; porque
aos que se entregam à prostituição, Deus os julgará", Hebreus13:4. Existem muitos lares arruinados. São verdadeiros escombros. O marido já arranjou uma mulhers e a mulher já arranjou um outro marido. E os filhos estão por aí ao leu da sorte, desorientados. Em alguns casos tornam-se "trombadinhas" em outros mendigos, pois precisam sobreviver. E o número desses casos vai se multiplicando. Quais as causas? A causa sempre ê a ausência de Deus. Deus está ausente, não porque assim o desejou, mas porque assim as circunstancias criadas pelo homem fizeram isso. Deus não se afasta do homem, mas o homem se afasta dEle.

O texto bíblico recomenda que entre outras coisas, o matrimonio seja venerado? ou respeitado, honrado, considerado, pois, ele ê um compromisso assumido perante Deus e sancionado pela lei. E também, um compromisso com Deus que criou o homem um ser moral. E, quando este contraria a sua própria natureza, ele se animalisa, se embrutece, é uma aberração. Assim ele luta contra a própria natureza. Ele se casa e não respeita aquilo que ele assumiu. Ele desrespeita, desonra o matrimonio. Depois vem a ruína. E Deus não quer isso, já imaginaram o que significa viver contra Deus?

Mas, há um outro aspecto inserido no texto, que gostaríamos de abordar, a palavra, leito sem mácula, no original, ou na língua grega , o termo usado ê koitês, ou coito. O próprio ato sexual tem que ser santo, sem mácula no pensamento enão se desvirtuando, a pensar num terceiro. Isso é pecaminoso, condenado por Deus. Então, segundo o pensamento de Deus, o pecado não é apenas buscar um outro parceiro, mas pensar também num outro parceiro. Isso é prostituição condenado pelo Criador. Deus os julgará. diz o texto: "horrenda coisa é cair nas mãos do Deus Vivo". Diz a Bíblia que Deus é vingador vinga o mal praticado pelo homem. E quantos lares que se tornam inféis à Sua palavra!

Os filhos crescem num ambiente desfavorável, hostil, ouvindo, vendo certas cenas e palavras que os fazem ficar chocados. Conta-se que certo dia o professor, falando sobre o inferno, perguntou aos seus alunos sobre onde ficava o inferno. E um menino disse que sabia, e que ficava em sua casa, pois, sua mãe sempre dizia: "A minha casa é um inferno!" Os filhos não pediram para nascere. E ninguém obrigou seus pais a se casarem. Mas, se se casaram e puseram filhos no mundo, agora têm obrigações que não devem ser negligenciadas. Os filhos têm o direito de receber de seus pais toda orientação certa.

Não é o prazer de Deus ver lares arruinados. E não é Sua culpa que a ruína os venha visitar. Tudo o que Ele fez, é bom, é perfeito. Mas, certas pessoas preferem transtornar tudo, arruinar as coisas boas, por causa de suas concupiscências. Não sabem e não procuram aprender a ter controle sobre as situações, as emoções, sobre os seus maus pendores. Prezado leitor, como vai o seu lar? Como estão os seus filhos? Qual é seu relacionamento com sua esposa? Como está seu relacionamento com seu marido? Como está sendo seu relacionamento com Deus? Com a Sua palavra, que é a Bíblia Sagrada? Mais ou menos? Bom é não resistir a Deus;mas ser fiel a Ele!

Nenhum comentário: