quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SONHO OU PESADELO?

SONHO, OU PESADELO?

PR Timofei Diacov


“E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe disser: não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele” (Mt27:19). A mulher de Pilatos teve o seu sonho frustrado, por não ser sido atendida por ele. Vejamos: mandou açoitar a Jesus Mt27: 26. Certamente, ela se entristeceu muito, pois, não era para menos. Quem de nós não se sente frustrado, quando sonha com alguma coisa boa, e vem o inimigo e destrói os nossos sonhos? Pilatos havia reconhecido, assim como a sua esposa, a retidão de caráter de Jesus, nas palavras dela, “Não entres na questão desse justo”. É bom a gente atentar para as advertências que recebemos de pessoas amigas. Como diria Salomão em Provérbios, “O que não atenta para a prudência, não passa de um tolo”. Pilatos sabia que Jesus lhe fora entregue pela inveja Mt27: 18. Outro evangelista diz que, o grito da multidão, prevaleceu. Então, ele entregou Jesus para ser crucificado. Eis a grande frustração de sua mulher, vendo tornar-se realidade o seu pressentimento.


“Quem avisa amigo é diz o ditado popular”. Não temos a menor dúvida de que a ambição de Pilatos era permanecer no governo romano, pois Roma o havia nomeado. Os judeus haviam lhe dito: “Se O soltas não és amigo de César”. Ele quis agradar a César; e o próprio César o depôs do governo, diz a tradição. Toda vez que os interesses nossos estão acima dos propósitos divinos, sofremos frustrações. Qual é o nosso maior amigo que nos dá avisos, senão Jesus, através do Espírito Santo? Muitas vezes ao querermos tomar uma decisão, no intimo sentimos como que uma voz a nos dizer: “Isso não será bom para você. Consulte a Deus, se esta é a Sua vontade”. Não foi isto que aconteceu com a mulher de Pilatos? Ela certamente ouviu vozes do além para aconselhar o seu marido. Às vezes é bom ouvir o conselho da esposa. Não sejamos como Pilatos que declarou não ter encontrado crime de morte em Jesus; mas lutou contra a verdade. João 19:4.


Graças a Deus por tudo o que aconteceu, pois, se Cristo não fosse crucificado, as profecias não teriam sido cumpridas; e assim nós não teríamos a possibilidade de alcançar a salvação. Mas Cristo foi açoitado, zombado, escarnecido, cuspiram no seu rosto e deram-lhe bofetadas; e assim Ele morreu; e, antes de morrer Ele declarou: “Está tudo consumado” (João19: 30). O Senhor Jesus também sonhou em dar ao mundo a salvação; e muito sofreu nesse seu sonho; porém não foi frustrado, pois Ele mesmo havia ensinado aos Seus discípulos que convinha ir à Jerusalém e padecer muito nas mãos dos judeus, ainda que Satanás tenha dito pela boca de Pedro, que isso não deveria acontecer. Veja em Mateus 16: 13ª23.


Qual tem sido o nosso sonho? Teria ele nos feito sofrer? Aliás, quando os sonhos são ideais poderemos estar sofrendo por alcançar a sua realidade, uma vez que, as coisas boas sempre têm um alto preço. Vejamos, por exemplo, o sonho de Haendel ao compor a grande cantata, O Messias, que dura duas horas. Que dizer de Santos Dumont, que descobriu a possibilidade de voar? Certamente que não foi fácil esta conquista que traz tanto benefício à humanidade. Procuremos sonhar, ainda que com sofrimento, entrar no reino de Deus, como disse Paulo no livro de Atos 14:22. Procuremos ainda ser melhores cristãos, como no passado aconteceu com os primitivos cristãos, segundo a narrativa de Atos dos Apóstolos. Sonhemos em conhecer melhor a Jesus Cristo, como Paulo ensinou e desejou aos filipenses e a todas as igrejas a quem dirigiu as suas epistolas. Tenhamos certeza de que isso não será um pesadelo, nem frustração. Que Deus o abençoe leitor amigo.

Nenhum comentário: