terça-feira, 8 de setembro de 2009

AS CHAVES DO CÉU

AS CHAVES DO CÉU.
PR TIMOFEI DIACOV

" Eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo que desligares na terra, será desligado, nos céus” (Mt16: 19). Todos nós sabemos a função de uma chave, que é abrir ou fechar. Por exemplo: quando lemos um texto de algum livro ou da Bíblia, às vezes ficamos sem entender o sentido de determinadas palavras. Entretanto descobrimos uma palavra que passa ser a chave para interpretar o próprio texto. Um exemplo disto são as duas palavras no livro de Eclesiastes, “Debaixo do sol, e neste século”. Elas nos ajudam a interpretar a mensagem deste livro. O Senhor Jesus diz que, daria as chaves do reino dos céus a Pedro, porque é com ele que Ele estava falando. Mas tais palavras são extensivas aos demais apóstolos, bem como a toda a igreja, como podemos ver em Mateus 18:18. Portanto não é um privilégio de uma pessoa exclusivamente. Vejamos o que significa no contexto esta palavra. No capitulo 3 de Atos, o apóstolo Pedro, no dia do Pentecostes, pregando o evangelho, houve cerca de três mil conversões. Como vemos a chave é a palavra de Deus.
No livro de Apocalipse 3:7 diz: “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha e ninguém abre”. Davi é a pessoa de Jesus neste texto. Então quem é de fato a chave, senão a palavra de Deus? Jesus é o Verbo Divino, (Logos, no grego). Em João 1: 1ª3 diz: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez”. Ora, se o Verbo deu origem ao Universo, e a Bíblia toda foi inspirada pelo Espírito Santo, que usou homens santos, que conheciam a Deus e O amavam, Ele mesmo se manifesta na hora da pregação desta mesma palavra. Então, usando os seus profetas, evangelistas, apóstolos e pregadores, a chave é usada para o homem entender ao que Deus inspirou. Isto pode acontecer até com pregador leigo, que estuda e anuncia a palavra de Deus. Nessa exposição bíblica, o anunciador está procurando ligar os seus ouvintes ao céu.
Não podemos por outro lado, aceitar a idéia de que as chaves tenham sido dadas exclusivamente a Pedro e aos seus possíveis sucessores. Se Pedro deixasse de pregar o evangelho estaria fechando as portas do reino dos céus. Entretanto, isso não ocorreu. Ele pregou cheio do Espírito Santo, e a porta do céu se abriu como vimos, e cerca de três mil almas se converteram a Deus. Porém, lamentavelmente, determinados seguimentos religiosos, não usando devidamente as chaves, estão mantendo fechadas as portas. A palavra chaves está no plural, são muitas chaves. Podemos entendê-las as várias maneiras de serem usadas: pela pregação, pelo testemunho, pelos cânticos, pela escrita, ou pela leitura. Às vezes por mal testemunho de alguns, as portas podem permanecer fechadas para determinadas pessoas. Aí delas! Quanto ao capítulo 18:18 de Mateus pode estar se referindo à administração interna de uma igreja. Se ela é legítima, e administra sob a orientação do Espírito Santo, os atos dessa igreja Deus aprova no céu. Por exemplo: quando uma pessoa se converte a Jesus, a igreja ouve a sua profissão de fé para o batismo.
A igreja cristã evangélica, tanto recebe pessoas pelo batismo, como pela carta de transferência de outra igreja co-irmã. E quando um membro é passivo de disciplina, ela tem o poder de desligar esse membro faltoso, depois de esgotados os três recursos: formativo, disciplinar e cirúrgico; porque afinal, a igreja é um corpo e um membro doente (indisciplinável) pode contaminar o corpo todo. E se esse membro vier a se arrepender e corrigir o seu erro, a porta da igreja permanece aberta para reconciliá-lo. Vejamos um exemplo: Lucas 15:11ª24, Jesus falando do filho pródigo que saiu de casa e foi viver na promiscuidade numa terra distante. E chegando a extrema miséria, arrependeu-se e voltou para casa; e o pai o recebeu de braços abertos e com honrarias. Esta história é expressão do amor de Deus e de sua paciência em querer ver as ovelhas Suas, no Seu aprisco. Se porventura o leitor está longe deste aprisco, ou se desviou dele, volte hoje mesmo. Permita que as chaves do reino dos céus abram a porta do seu coração.

Nenhum comentário: