quarta-feira, 15 de julho de 2009

PEDRO E PEDRA



PEDRO E PEDRA
PR TIMOFEI DIACOV
“E Simão Pedro, respondendo disse: bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque te não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai que está nos céus; pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre ESTA pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não prevaleceram contra ela” (Mt 16: 16 e 17). A palavra usada, dirigida a Pedro, no grego diz Petros, que por sua vez significa pedrisco, cascalho, pedaço de pedra; e a palavra usada em relação a Jesus é Petra, que por sua vez, quer dizer rocha, penhasco, rochedo. O Senhor Jesus queria ouvir da boca dos doze apóstolos, o que a multidão dizia a respeito de sua própria pessoa. Uns diziam que Ele era Jeremias ressuscitado; outros, que era Elias; outros que Ele era João Batista. Enfim, as opiniões eram semelhantes. Mas, prossegue Jesus: “E vós quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo disse: Tu és o Cristo o Filho do Deus vivo” (Mat 16:v15e16).
Precisamos entender que a palavra PETRA se refere à declaração de Pedro: “Tu és o Cristo o filho do Deus vivo”. Diante disto, o Senhor Jesus declara que edificaria a Sua igreja sobre a declaração de Pedro; e não sobre a pessoa de Pedro. Agora, se alguém deseja formar uma igreja sobre a pessoa de Pedro, pode fazê-lo, que nunca será igreja cristã. O próprio Pedro diz, em I Pedro 2: v 4: “E, chegando-vos para ele___ pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa”. Como vemos, o próprio Pedro reconhece que a Petra é Jesus, e não ele mesmo. O apóstolo Paulo em Efésios 2 v20 diz: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para o templo santo do Senhor”. Em Dt 32 v4 diz: “Ele é a rocha, cuja obra é perfeita”. Diante disto todo templo espiritual não edificado sobre este fundamento não é perfeito.
Longe de Jesus ter pensado edificar a Sua igreja sobre a pessoa de Pedro, cuja imperfeição todos nós conhecemos: em Mateus 16 v 23 Jesus diz a Pedro: “Para trás de mim Satanás que me serve de escândalo”. Além disto, registram os evangelhos a negação de Pedro; negou o seu maior amigo três vezes, dizendo que não O conhecia; o apóstolo Paulo o repreendeu na presença de outros discípulos, pois era homem repreensível. Portanto, Jesus não poderia edificar a Sua igreja sobre uma pessoa tão falha. Graças a Deus que a verdadeira igreja está edificada sobre Jesus, o Filho do Deus vivo. Além de tudo isto, o Senhor Jesus recomenda: “A ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é vosso Pai que está nos céus” (Mat 23v9). A palavra Papa quer dizer pai; não há ordem divina de chamar Pedro de Pai. Afinal, a quem daremos crédito? À palavra dos homens, ou à palavra se Deus? Aliás, o Senhor Jesus Cristo, no livro do Apoc no último capítulo proíbe terminantemente, acrescentar palavras e diminuir palavras.
O apóstolo Pedro sempre que se apresenta em suas epistolas diz: “Pedro, apóstolo de Jesus Cristo. I Pedro 1v1” e na sua II epístola 1v1 diz: “Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo”. Como podemos ver, ele não se apresenta como “Sua Santidade o Papa”. Santidade é um atributo de Deus, bem como, infalibilidade. Nada temos contra o Papa, e o que dizemos é com todo o respeito; pois preocupa-nos em expor a palavra de DEUS, A Bíblia Sagrada. Observação final, o Senhor Jesus usa a palavra ESTA, e não ESSA, pois a palavra ESSA, refere-se à pessoa de Pedro, enquanto que, a palavra ESTA é à Sua própria pessoa.

Nenhum comentário: