terça-feira, 21 de abril de 2009

Sete Palavras Da Cruz

SETE PALAVRAS DA CRUZ
PR TIMOFEI DIACOV

Assim que o Senhor Jesus chegou ao Gólgota, deram-lhe a beber vinagre misturado com fel. Não temos dúvidas que Ele próprio deitou-Se sobre a cruz, pois, diz a Bíblia que Ele Se entregou por nós na cruz, para pagar o preço de nossa redenção. Os pregos, certamente, eram enormes que atravessaram as suas mãos, o mesmo também acontecendo com os seus pés. E assim Ele sentindo a dor dos cravos e o abandono de seus seguidores, e acima de tudo do próprio Deus. A primeira palavra que Ele pronunciou foi: “Deus meu, Deus meu! Por que me desamparaste?” (Mt 27: 46). Lemos a respeito de certo país onde os criminosos eram punidos numa solitária onde não havia nenhuma comunicação. Os condenados se enlouqueciam. É o pior castigo que se pode aplicar ao ser humano. E o Senhor Jesus experimentou esta punição. O inferno é lugar de absoluta solidão. Por isso podemos escapar desse tipo de castigo, aceitando Jesus o nosso substituto. A segunda palavra de Jesus foi dirigida a um dos condenados: ”Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lc23: 34). Não aceitar este perdão seria uma estupidez; pois o amor de Deus é maior do que nosso pecado.
A segunda palavra foi: “Tenho sede” (João19: 28). Você negaria água a um sedento? Dizem que sem comer, o ser humano suporta quarenta dias; mas sem beber água talvez em quatro dias ele venha falecer. O calor, certamente era intenso e o sol extremamente aquecido; as moscas, O rodeavam para sugar-Lhe o sangue dos vergões. Pois bem, deram-Lhe vinagre em lugar de água! Você faria isto? A terceira palavra foi: “Mulher, eis aí o teu filho”. (João 19:26). A quarta palavra foi: “Filho eis aí a tua mãe” (João19: 27). Por que Jesus teria tomado esta decisão? Pelo menos, por dois motivos: porque certamente, a esta altura, José marido de Maria, houvesse falecido; segundo, porque João era o apostolo do amor, pois os irmãos de Jesus não criam na messianidade de Jesus. Cremos que não era coisa fácil para eles admitirem a idéia de que Jesus o primogênito de Maria fosse o próprio Filho de Deus. Entretanto, e felizmente dois deles se tornaram lideres no cristianismo, Tiago e Judas, que escreveram as duas epístolas que levam os seus nomes. Observemos que Jesus não chamou Maria de mãe, mas de mulher. Não era desrespeito à pessoa dela, tendo em vista que no reino de Deus não existem parentescos.
A sexta palavra foi: “Está consumado” (João 19:30). Esta palavra de Jesus, quer dizer que um longo período de promessas, feitas pelos profetas, tinham chegado ao seu cumprimento. O plano de salvação estava completo, não restando nenhuma coisa mais a fazer, pois o sacrifício de Jesus era perfeito. O homem deseja ser salvo? Atente bem para esta afirmação. Qualquer outra tentativa é querer anular o sacrifício de Jesus; ou diminuir o seu valor; coisa que Deus não pode permitir. Graças a Deus podemos confiar plenamente neste plano. Entretanto, lamentavelmente, através dos séculos tem surgido determinados teólogos que com a sua arrogância, tentaram mudar o plano de salvação de Deus; outros chegaram até negar a humanidade de Jesus; daí se tornar necessário de João chamá-los de anticristos. E hoje, não existem teólogos desta mesma estirpe que chegam a afirmar que Jesus Cristo nunca existiu? Como disse Jesus: “Coisas maiores do que estas verás. E como diz o Salmo 14:1: “Disse o néscio no seu coração: Deus não existe”. Não é de se estranhar, pois, de que boca procederam tais palavras? Da boca do néscio, insensato, do louco. Ele o disse no seu coração, e não na sua inteligência.
A sétima palavra foi: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc23: 46). Estas palavras estão em plena consonância com as que se encontram em Eclesiastes 12:7: “O pó volte para o pó de onde fora tomado, e o espírito volte para Deus que o deu”. O espírito de Cristo não ficaria pelo espaço, vagando, a espera de uma nova oportunidade de se encarnar. O espírito nas mãos de Deus segue o destino que na terra escolhera. Onde, se encontra hoje o Senhor Jesus Cristo? Em Hebreus 7:25 lemos: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”. E em Atos 7:55 diz: “Mas ele estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus que estava a direita de Deus”. Hoje estamos aguardando a volta dEle para vir arrebatar a sua verdadeira igreja. Resta-nos saber se fazemos parte desta igreja; pois: “Nem todo que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino de Deus” (Mt 7: 21). Esperamos que esta mensagem o conduza até ao Senhor Deus de toda terra.

Nenhum comentário: