terça-feira, 21 de abril de 2009

Desça Da Cruz

DESÇA DA CRUZ!
PR TIMOFEI DIACOV

Em Mateus 27:42 diz o evangelista: “Ele salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e creremos nele”. O que é uma cruz? Por exemplo, dois sarrafos cruzados formam uma cruz. No caso cruz é sofrimento, morte, punição, preço de redenção, pois, diz em Hebreus9: 22:”E sem derramamento de sangue não há remissão”. No caso de Jesus, é substituição. É a expressão máxima do amor de Deus para com a humanidade decaída. Ele permitiu que seu Filho Único viesse a este mundo e passasse por um grande sofrimento. Então a salvação que recebemos passou por uma fornalha de dores, que um simples ser humano não suportaria. Em sumo, cruz é sofrimento, é dor, é desprezo. Ousaria alguém passar por este processo para receber vida eterna? Ele poderia? Seria salvo? Vejamos agora como o ser humano é habilidoso em criar para si cruzes; talvez, baseado na palavra de Jesus: “Se alguém quer vir após mim, tome a sua cruz e siga-me”.

Uma vez que a cruz é sofrimento, vejamos os tipos de cruzes que o homem cria para si: Mutilação do próprio corpo. Alguns chegam a se crucificar literalmente; outros da mesma maneira a carregar uma cruz pesada; outros a ter em sua casa uma cruz literal; outros penduram ao pescoço uma cruz de ouro, ou brilhantes, ou bijuteria. Enfim, são cruzes. Para outros a cruz é realizar obras assistenciais, visando serem agradáveis a Deus para merecer a salvação. Desde quando existem méritos neste campo? Para outros a cruz é fazer meditação transcendental. E quantos praticam isto! Para outros ainda, dar grandes somas de dinheiro para beneficiar uma parte da humanidade: enfim, dinheiro é trabalho, sofrimento, suor, ansiedade, preocupação. Será que Deus não se agrada deste tipo de cruzes? Ora, se isto O agradasse, Ele não teria permitido o Seu Filho passar por tantos sofrimentos. Se Deus o aceitasse, a glória não seria Dele, mas, do homem. Como é difícil o homem entender a nulidade destes atos!

Mas a ordem divina é, Desce da Cruz! Porque se não descer, não poderá haver condições de o homem e Deus poderem conversar. Mas, se descer haverá possibilidades de o homem ser aceito pelo seu Criador, pois diz o apóstolo Paulo: “Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo tu e a tua casa” (Atos16: 31). Imaginemos que Jesus, ouvindo o desafio dos seus algozes, e descesse da cruz, será que eles creriam Nele? Ora, temos que entender que este desafio tinha a origem no próprio Satanás; e Jesus jamais obedeceu à voz do maior inimigo do bem e da humanidade, e do próprio Deus. Se Jesus descesse a humanidade, continuaria perdida sem nenhuma solução, pois diz o apóstolo Pedro em Atos 4:12: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Além disto, a Bíblia insiste em dizer que Jesus entregou-se a si mesmo em resgate do pecador. Ora, se os judeus crucificaram a Jesus, por que agora pedem que Ele desça?

Concluindo, fazemos algumas observações, perguntando ao dileto leitor, se deseja continuar pregado na cruz que escolheu, fundamentado na sua própria opinião para conquistar a sua própria redenção? Onde na Bíblia encontramos Deus afirmando que o homem seria salvo pelo seu próprio sofrimento? É bem verdade que diz em Atos 14:22: “Pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus”. Isso não quer dizer que a tribulação nos proporciona vida eterna, mas que os que possuem essa vida eterna, é que estarão enfrentan do as tribulações. Ser salvo é fácil, basta crer; porém, viver a salvação, é difícil. Daí surge a necessidade de o cristão estar em constante luta contra o tentador que lhe apresenta caminhos fáceis para alcançar vitória. Perguntemos ao apostolo Paulo, como foi a sua vida com Jesus, foi fácil? Quanta perseguição, perigo de morte pelos os de sua própria raça, mas ele sempre foi vencedor. Alias, não há vitória sem luta. É hora de descermos de nossa própria cruz e abraçarmos a cruz de Jesus Cristo. Que Deus nos dê paciência e sabedoria para sempre termos os olhos fitos em Jesus.

Nenhum comentário: