quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

ALTA FIDELIDADE

ALTA FIDELIDADE
PR TIMOFEI DIACOV


Queremos fazer uma apreciação do texto de Lucas 16; vs de 1 a 13. O Senhor Jesus diz que, se nas riquezas monetárias não formos fiéis, quem nos concederá aquilo que temos direito, isto é, às bênçãos espirituais. Estes versos tratam especificamente de um administrador dos bens materiais de seu senhor. Como ele estava sendo infiel no seu trabalho, o seu patrão lhe fez uma advertência de que não poderia mais estar exercendo este cargo, pois, seria demitido. Deus deu a incumbência para cada ser humano de nesta vida, administrar os bens que cada um recebeu de Dele. E a lição disto, é que tais pessoas também não terão direito àquilo que teriam direito, que são favores de Deus para serem usufruídos na vida além. Esta advertência deve ser acatada por todos nós; e o será se nos submetermos à palavra de Deus.

Deus quer de cada um de nós a fidelidade absoluta. Quem recebe pouco, deve manter-se fiel no pouco; e quem receber mais, da mesma maneira deve ser fiel. E acrescenta o Senhor: “Quem é infiel no pouco, também o será no muito”. Quanta gente que, querendo encobrir a sua infidelidade, diz: “Eu sou uma pessoa pobre, filho de uma família também pobre; por isso eu não posso colaborar numa obra meritória, como por exemplo, cooperar em prestar socorro a uma família que sofreu a tragédia de uma inundação; ou ainda participar no sustento do obreiro de sua denominação religiosa”. Ora, Deus promete abençoar a todos, sejam pobres ou sejam ricos, desde que haja fidelidade. O apóstolo João escreve dizendo: “Se formos infiéis Deus permanece fiel”. Em Apocalipse 3 diz “ Sê fiel até à morte e te darei a coroa da vida”.

Outra lição que o texto nos ensina é que não podemos servir a dois senhores, a Deus e às riquezas. Quantos que como os antigos pagãos tinham vários deuses, hoje também se apegam alem de Deus, aos seus ídolos, ou seja, deuses feitos pelas suas próprias mãos; e isso demonstra insegurança ou ignorância daquilo que a Bíblia nos ensina em relação ao único Deus verdadeiro. Por isso as suas vidas vão a trancos e barrancos; de sobes e desces. Sofrem por culpa própria, ignorando o que diz a Bíblia: “Não terás outros deuses diante de mim, pois Eu sou o Deus zeloso que visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrece”. Que tipo de aborrecimento é esse? Exatamente é a infidelidade aos seus ensinos.

A última lição é sobre o granjear amigos. Então, segundo diz Jesus, as riquezas monetárias, que Ele chama de “riquezas injustas”, deve ser usada para granjear amigos, como fez o mordomo infiel, que sabedor de que iria ser deposto do seu cargo, perdoou a alguns dos devedores do seu senhor; para que, quando fosse demitido, eles o socorressem. Esses amigos, que devemos conquistar, nós os veremos no Reino Celestial; pois sem o dinheiro a obra de evangelização se torna impossível de ser realizada. Afinal, não necessitamos do dinheiro para tudo nesta vida, na filantropia, ou serviço social? Deus ama e recompensa a todos os que são fiéis aos Seus ensinos. O dinheiro em muitos casos resolve certos problemas, quando usado legitimamente. Se queremos amigos para esta vida, por que não havemos de querer para toda a eternidade? Vale a pena manter a Alta Fidelidade.

Nenhum comentário: