sexta-feira, 13 de junho de 2008

ACENDER VELAS AOS MORTOS

ACENDER VELAS AOS MORTOS

PR TIMOFEI DIACOV



Recebi de certa senhora, por escrito, pedindo-me que lhe respondesse: “Por que acender velas aos mortos?” sem dúvida essa pessoa, ainda que muito religiosa, e praticante em sua igreja da doutrina que lhe ensinaram, desconhecia o significado dessa prática. Alias, não são poucos os que fazem isso, ignoram também o sentido dos ensinamentos que aprenderam; e um desses ensinos é a razão de acender velas para os defuntos. Antes de responder esta pergunta, leiamos em João 8;12: “Falou-lhes pois Jesus outra vez dizendo:”Eu sou a luz do mundo; quem me segue não anda em trevas, mas tem a luz da vida”. Perguntamos a uma outra pessoa sobre qual é o objetivo desta prática; e a sua resposta foi: “Nós queimamos velas a favor dos falecidos para iluminar o caminho deles”. E argumentou dizendo: “As velas são feitas de sebo, que é um produto animal. Portanto serve de sacrifício a favor dos que partiram para o além”.

Diante destas respostas citamos o texto na epistola aos Hb que diz: “Portanto não resta mais sacrifícios”. Afinal o sacrifício de Jesus é perfeito ou exige um outro sacrifício? As últimas palavras de Jesus durante a sua crucificação foram: “Está consumado” (João 19; 30). Ora, se o próprio Jesus declara que a obra da salvação está consumada; por que havemos de fazer um outro sacrifício, queimando velas a favor dos mortos? Hb 7;27: “Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto Ele fez uma vez, oferecendo-se a si mesmo”. Voltando para o verso 25 onde diz: “Ele pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus”.

O texto acima citado mostra que o sacrifício de Jesus foi perfeito para proporcionar salvação aos que aceitam Jesus. Diante destas palavras não resta lugar para a queima de velas. Que pode então uma simples vela fazer pelas nossas almas? Nada. Ela pode dar lucro aos fabricantes; e provocar a ira de Deus; uma vez que Ele já fez tudo o que tinha que ser feito. Verifica ainda em Miquéias 7;19: “E tornarei a apiedar-me; e lançarei os seus pecados nas profundezas do mar”. Então aquele que aceita o sacrifício de Jesus para expiar os seus pecados, recebe perdão. Então onde ficam os seus pecados para serem expiados? Nas profundezas do mar. Não restam mais sacrifícios. Então prezada consulente, como pode ver no verdadeiro cristianismo não há lugar para velas.

Mas voltando para o ponto inicial, sobre a necessidade de luz para a alma, pode ler em Malaquias 4 de 1ª2 que diz: “Mas para voz que temeis o meu nome, nascerá o Sol da Justiça, que trará salvação debaixo de suas asas”. Então que é a luz de uma vela ao lado da luz do Sol? Nada. “O meu povo foi destruído por lhe ter faltado o conhecimento”; isto diz o profeta Oséias. Para os que faleceram nada mais pode ser feito, visto terem eles feito a sua própria escolha. Portanto o seu destino ficou lacrado. É o que ensina a palavra de Deus. O mundo não quer dar-se ao trabalho de examinar este e muitos outros assuntos relativos à salvação e à perdição. E a Bíblia nos ensina que nada mais pode ser feito pela humanidade. Se creu, está salvo; se não continua condenado. Que Deus ilumine a mente de todos os que lerem este artigo.

23 comentários:

Carina Soares Ribeiro disse...

Muito claro e eficaz sua explicação me esclareceu realmente. Obrigada. Carina

Anônimo disse...

eu me admiro sempre da ignorância dos pastores evangélicos. Ou será cinismo? O fato é que ficam velhos mas não deixam de ser rasteiros....

Por que é que católico acende tanta vela?
A vela tem um significado profundo e singelo ao mesmo tempo. Como só ilumina quando se consome, lembra nosso aniquilamento para ser luz do mundo: só poderemos fazer brilhar o Evangelho em nossas vidas se nos gastarmos por Cristo. Por isso, ela é usada em muitos atos litúrgicos e extra-litúrgicos.

Qual o sentido das velas do altar? Nós as acendemos durante a Missa para mostrar que somos como elas, que se consomem quando prestam seu serviço. Assim devemos ser nós: cumprir nossa missão (a da vela é iluminar e aquecer) e, para isso, nos gastar (para iluminar e aquecer, a vela vai se consumindo, se destruindo). Mais ainda, a consumação da vela representa a entrega de Cristo por nós, pois foi morrendo que nos deu a vida eterna. Ora, a Missa não é justamente a Cruz tornada presente? Nada mais coerente do que ter as velas se consumindo no altar como lembrança do sacrifício que se realiza, como sinal do que está acontecendo. O "sacrifício" da vela é um símbolo do sacrifício de Jesus que se imola por nós na Missa. E também um símbolo dos nossos sacrifícios, meritórios se unidos ao de Cristo.

O mesmo pode ser dito da vela que se acende durante a Exposição do Santíssimo, uma vez que, embora não seja um sacrifício, continua a adoração que prestamos a Deus, iniciada na Missa: só há adoração a Cristo Eucarístico porque houve, em algum tempo, uma consagração mediante a qual se conseguiu o Corpo de Jesus a ser colocado no ostensório ou na âmbula. Essa prolongar da adoração, que une, misticamente, a Missa e a Exposição, é simbolizado pela vela.

Outrossim, ainda no uso litúrgico, a vela pode significar a iluminação, como quando o fiel a recebe em seu Batismo. De fato, pelo Batismo somos iluminados pela graça. Deus, a Luz verdadeira, vem em nossa alma morar.

Já a vela para devoção pessoal é uma faculdade, como toda oração privada, não oficial. Ainda assim, é sumamente recomendada que a usemos nas mais variadas situações - quer para simbolizar o sacrifício de Cristo, quer para significar a nossa consumação diante de Deus, quer, ainda, para representar a luz que de Deus procede (mesmo que mediante seus santos, e, sobretudo, a Santíssima Virgem). Podemos usá-la para o cumprimento de um voto feito a Deus ou aos santos.

Mas o santo só intercede por nós mediante o voto? Mediante a vela? Claro que não! O santo intercede com ou sem voto a ele feito. O voto é mais uma demonstração de nosso afeto, de nossa devoção, do que um condicionamento para a ação do intercessor. Mais uma gratidão do que uma recompensa (até porque o santo já tem a maior de todas as recompensas: a visão beatífica). A finalidade da promessa (seja ela de acender uma vela ou qualquer outra) é a nossa devoção, não um aumento da eficácia do santo.

Acender velas pelos mortos é um modo, outrossim, de, simbolicamente, desejar-lhes a luz, a Luz Eterna, que é Deus.

Boa pergunta...respeito muito a religião de cada um...mais tbm tenho essa curiosidade..O que a vela significaa?..Por que é necessário acende tanta velaa??
Sei não, só sei que acender velas é costume judeu.
Sempre que há mortes no Médio Oriente e a mídia está a veicular se tem vela acesa, foi judeu.

[O seu país foi colonizado por marranos (judeu convertido ao catolicismo), eles decidiram deixar sua marca. Ex: acender vela p/ as Almas na 6ª feira é o mesmo que acender vela p/ o Shabath.

A cerimônia doméstica do Shabat tem início logo após a dona da casa ter acendido as 2 velas do candelabro ritual e pronunciado a benção própria p/ a ocasião. Qdº isso acontece? 1 pouco antes do pôr do sol das 6ªs feiras. Como driblar os olheiros da Inquisição? Acendendo velas “p/ as almas”, além das 6ª, também às 2ª feiras. Pronto, estava resolvido o problema. O acendimento das 2ª feiras era só p/ despistar e o das 6ª p/ valer. A moda de acender velas 2x na semana pegou. P/ felicidade das almas e dos fabricantes de velas.]

Anônimo disse...

A Paz do Senhor Pr.Timofei parabéns esta corretissimo para que ficar queimando velas para aqueles que já partiram, temos sim, que oramos, e termos certeza que eles foram salvos. Muita ignorancia por parte de certas pessoas que ficam criticando os evangelicos, precisam ler mais biblia e viver a palavra de Deus como diz a biblia e não ficar vivendo crenças ou religioes que são mecanizadas que se quer consigam sentir a presença do Espirito Santo de Deus, saem das sua praticas e continuam fazendo e praticando o pecado, Olha que um catolico me falou outro dia a biblia diz que temos que perdoar não 7 mais 70 x 7, pois ele estava comentendo um pecado e e estava pedindo perdão. Então falei então vc acha que pode praticar o pecado e pedir perdão, praticar o pecado e pedir o perdão......Pare eu disse para ele se vc estiver num vida errada vc pode pedir perdão aceitar Jesus, mais dai em diante vida nova nunca mais voltar a praticar os mesmos erros. Vc pode ter a ligação horizontal mais a vertical que é a com Deus tem que ser uma vida de santidade. Amém Aleluia Glória a Deus.

Anônimo disse...

Muito boa a explicação do Pr, com humildade e que Deus através de seu filho Jesus possa iluminar nossos corações, mas vou mais longe, pois o que ensina no livro números 3:4 "Mas Nadabe e Abiú morreram perante o SENHOR, quando ofereceram fogo estranho perante o SENHOR no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Arão, seu pai.", pois não devemos fazer o que a doutrina determina; mas sim oque Deus ordena. Ele fará tdo a sua vontade Isaias 46:10b "Meu conselho será firme, e farei toda minha vontade". Então, independente do que penso, Deus fará segundo a sua palavra a Bíblia, portanto devemos ser como o povo bereano: Examinar as Escrituras ...(Jo 5:39), não estamos competindo e sim dirimindo dúvidas à luz do Evangelho.

Anônimo disse...

Great delivery. Great aгguments. Kеep
up the amazіng effort.

Herе is mу blog poѕt http://www.vibeelite.com

Anônimo disse...

Eνеrу ωeekend і used to visit thiѕ web sitе, for the rеаѕοn thаt i
wаnt enjοyment, fοг the rеason that thіѕ
thiѕ web site cοnаtiоns actually pleаѕаnt funny material too.


Also visіt my ωebsіtе: Silk N Reviews
My web page > Buy Silk'n Sensepil

Anônimo disse...

I'm truly enjoying the design and layout of your blog. It's a ѵеry еаѕy on
thе eуeѕ which makes it much more enϳoyаble for me to сome hеre
and ѵisіt morе oftеn.

Did yοu hіre out а devеlоper to creatе
your theme? Exсеptiοnal ωοrk!



my web blоg: Tdroid.Altervista.Org
My site - V2 Cigs Reviews

Anônimo disse...

Hello there, just became aware of your blog thгough Google, and fοund that it's truly informative. I am going to watch out for brussels. I'll apprеciate
іf you continue thiѕ in futurе. Many people
wіll be benefited from your writing. Ϲheerѕ!


Reviеw my page: lasdosbrujas.com
My web site :: http://wiki.rt74.eu

Anônimo disse...

Ηi therе I аm sο thrilleԁ I fοund your weblοg, I really found you by еrrοr, while
I ωas sеaгchіng on Digg foг sοmething
elѕe, Аnyωаys Ӏ аm heгe now and wοuld just lіkе tо ѕay many thanks for а marvеlous post and а all
rоund thгilling blog (I аlso lоve thе
theme/deѕign), I don't have time to read it all at the minute but I have saved it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the excellent work.

Feel free to visit my web page: V2 Cigs Evaluation - Are They A Leading Rated E Cig?

Anônimo disse...

Hi there just wanted to give уou a quiсk heads up.
The text in your content ѕeem to be runnіng
off thе screen in Safаri. І'm not sure if this is a format issue or something to do with web browser compatibility but I thought I'd poѕt tо let
you knοw. Тhe layout looκ grеat though!
Hope you gеt the problem fixeԁ soon. Mаny thanκѕ

My web site - wiki.ilcapoluogo.com
My webpage :: V2 cigs reviews

Anônimo disse...

Thanκfulneѕs to my fatheг whο stаteԁ to me rеgaгԁing thіs wеblog, this blog iѕ reаlly awesοme.


Here іѕ my web-site http://www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

Hey Τhere. I found your blog using msn. This is a reаlly well ωrittеn
аrtіcle. I'll be sure to bookmark it and return to read more of your useful information. Thanks for the post. I'll
ceгtainly comeback.

Heге is my ωeb page; please click the up coming article

Anônimo disse...

Ӏ viѕitеԁ multiple wеb pages
howevег thе audiο qualitу for audio songs existіng аt this site iѕ
genuinelу ѕuρеrb.

Mу page: Body hair Removal

Anônimo disse...

Hеllo there, You've done an incredible job. I'll сertaіnly
digg it and pеrѕοnally suggеst to mу frienԁs.
I am surе they wіll be benefiteԁ frοm thiѕ website.


Feel freе to visit my blog post :: prweb.com

Anônimo disse...

Attгаctive section of content. I just stumblеd upon your wеb site anԁ in accession capital to assеrt that І get actually
enjοуеd account yοur blog poѕtѕ.
Any way I'll be subscribing to your augment and even I achievement you access consistently fast.

Here is my page :: http://www.bghsalumni.org/

Anônimo disse...

Thiѕ іs mу firѕt tіme
ρay а visit аt here and
i аm tгuly plеassant to reaԁ еverthing
at аlone place.

Fеel free to surf to my web blog ...
read on

Anônimo disse...

Yesterdaу, while Ι was at work, my sіster stοle my aрple iρad anԁ tested to see if it сan ѕurviѵe a 30 foot ԁroρ, just ѕo she сan be а yοutube ѕеnsаtion.

Mу iPad iѕ now destroyеd аnd ѕhe haѕ 83 vieωs.
I know thіs is totally off tοpic but
I haԁ to shaге іt with someone!


Hегe is my ωеblοg:
http://www.Sfgate.com/business/Prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

Anônimo disse...

A brіef description of the moѕt frequent ѕtrеtch
mаrk remedieѕ.

Visit mу blog рost: trilastin

ADELINO DE SOUZA LIMA disse...

CERTOS ÍMPIOS SÃO COMO DISSE O APÓSTOLO PAULO EM ROMANOS CAPÍTULO 10, QUE TÊM ZÊLO DE DEUS, MAS NÃO COM ENTENDIMENTO. REJEITAM A JUSTIÇA DE DEUS PARA IMPOR A PRÓPRIA JUSTIÇA. E AINDA SE ESCANDALIZAM COM A VERDADE E ATACAM QUEM A PREGA, COMO FAZIAM OS FARIZEUS COM O SENHOR JESUS. MAS EM MARCOS 16:16 DIZ QUE QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO.

Anônimo disse...

Ignorância mesmo é ir contra os princípios Bíblicos. A luz material (vela) nada tem a ver com a o espirito. O próprio Jesus disse: Eu sou aluz do mundo... Então ele é quem deve iluminar o caminho do cristão. A Biblia diz que: "os mortos não parte alguma no que se faz debaixo do sol" Ec. Acender vela para defuntos é apenas uma pratica cultural que as pessoas a consideram como conotação religiosa. Mas espiritualmente falando, acender para quem morreu não serve de nada, a não ser para manter uma tradição.

Unknown disse...

Caro amigo, seu texto é bem escrito e longo, mas cheio de mistissismos e vazio da palavra de Deus, olhe para o evangelho, em seu texto você não sita nenhum versículo que aprove tal feito!

Unknown disse...

Caro amigo, seu texto é bem escrito e longo, mas cheio de mistissismos e vazio da palavra de Deus, olhe para o evangelho, em seu texto você não sita nenhum versículo que aprove tal feito!

solange disse...

Gostei de ver o comentário de um anônimo que disse admirar sempre da ignorância dos pastores evangélicos e tentou explicar esse tema, sem muito sucesso. Caro anônimo a unica simbologia que o próprio Jesus nos mandou fazer e o da santa ceia do senhor, não me recordo dele nos encorajando a nenhuma outra, mas se acabar energia na hora da ceia agente pode acender uma vela. Que Deus o abençoe.