segunda-feira, 26 de maio de 2008

MOSCA SE PEGA COM MEL

MOSCA SE PEGA COM MEL

PR TIMOFEI DIACOV


Você já conhecia esta expressão: “Mosca se pega com mel e não com vinagre”? Há muita sabedoria nesta parábola. O rei Salomão diz: “Palavra dura suscita ira; mas a palavra branda, desvia o furor”. Outra verdade, que parece, muita gente não aprendeu aplicar na vida no momento certo, especialmente pessoas que estão na liderança. O Senhor Jesus Cristo disse uma verdade que nunca devemos esquecer: “Quem comigo não ajunta, espalha”. Precisamos então aprender a ajuntar coisas boas, e na hora certa, aplicá-las em nós mesmos. Ouvimos de certo pregador a declaração: “Deus me colocou nesta igreja e me deu a idéia maluca de ganhar esta cidade para Cristo”. Poucos meses depois, entregava a chave simbólica do pastorado.

Deus jamais age desta forma, ou seja, de dar-nos uma incumbência, sabendo que não teremos condições de cumpri-la. Temos que ser prudentes, como serpentes, em nossas declarações, no disser de Jesus, e simples como as pombas. O ser humano é inteligente, e sabe muito bem discernir as coisas. Quantos pregadores ainda não aprenderam a lidar com o público, pois usam o púlpito para desabafos, ou lançar carapuças. Cremos não ser o método recomendado, pois jamais vão conquistar pessoas para o reino de Deus. a mensagem pregada do púlpito é a palavra de Deus. Poderiam tais pregadores citar um exemplo de Jesus usar este método? O papel do pregador é falar de tal forma que permita o Espírito Santo fazer a aplicação; uma vez que, a função dele é convencer o homem dos seus erros.

Já ouvimos por mais de uma vez pessoas dizerem que jamais voltariam para uma determinada igreja, uma vez que, o seu dirigente ofende os seus ouvintes. Afinal, quem vai à igreja, vai porque tem fome espiritual ou por estar com a alma angustiada, ferida por algum problema, necessitando do lenitivo ou do bálsamo suavizador. Neste caso será afugentado e jamais conquistado. Esse pregador nunca irá pegar mosca com vinagre. O mais que ele vai conseguir é espantá-las. Lidar com o ser humano requer-se muita sabedoria, grande habilidade. Recomenda-se aos tais o curso de relações humanas e um profundo conhecimento de Deus, como disse o Senhor Jesus: “Aprendei de mim que eu sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossas almas; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”.

O apóstolo Paulo diz que se fez de judeu, para ganhar os judeus; fez-se de homem sem lei, para ganhar os que vivem sem lei. Não se aconselha ao pregador que use de palavras duras; a não ser em ocasiões muito especiais. Vejamos como Jesus agia, como por exemplo, quando teve o encontro com a mulher samaritana. Ela vivia na prática do pecado. Foi necessário usar de muita brandura. Ela estava sedenta; e Jesus falou-lhe de água que dessedenta, definitivamente; criando assim nela o interesse. E para beber dessa água Jesus pediu-lhe que chamasse seu marido. E assim ela mesma acabou confessando o seu pecado. O salmista diz que a palavra de Deus é mais doce que o mel. E o rei Salomão diz que há tempo para tudo. Portanto, saibamos dizer as coisas no tempo oportuno, e com muita sabedoria.

Nenhum comentário: