sábado, 3 de maio de 2008

HOMENS COMO ISAQUE

HOMENS COMO ISAQUE

PR TIMOFEI DIACOV


Deus procura homens como Isaque. Quando ainda criança, sempre almejava, quando crescer, ser como papai. Por que esse desejo? Certamente porque papai era nosso herói. E, quando conversávamos com os amiguinhos, sempre lhes dizíamos: "Meu pai é maior do que o seu pai". Toda criança tem o seu herói, o seu gigante. Mas, quem foi Isaque? Que fez ele para que desejássemos imita-lo? Ou por que Deus procura homens como ele? Ge: 26; 26ª31. A Bíblia conta que ele era filho de Abraão, que era homem pacifico. Esta virtude ele transmitiu para seu filho Isaque. Abraão havia cavado vários poços encontrando água potável, coisa rara na região. Entre tanto, os pastores de A bimeleque, vieram e encheram estes poços de entulho; porém os pastores de Isaque cavaram outros poços. Isso mostra a passividade de Isaque. É bom ser pacífico; pois os pacíficos evitam violências. O Senhor Jesus em Mt: 5;9 diz que os pacificadores serão chamados filhos de Deus; mas para ser pacificador tem que ser pacifico.

O apóstolo Paulo diz que se o nosso inimigo tiver fome, demos-lhe de comer; e se tiver sede demos-lhe de beber; e assim fazendo amontoaremos brasas de fogo sobre as sua cabeças. O rei Salomão em Pv. diz que palavra dura suscita ira; mas a palavra branda desvia o furor. E Paulo ainda em Rm diz que se o nosso semelhante se escandaliza vendo-nos comer carne, devemos ser cuidadosos em não comer carne. Esse nosso semelhante é também a pessoa por quem Cristo morreu. Como bom seria que todos nós atentássemos para a passividade de Isaque. Você deve ter ouvido alguma vez pessoas dizerem que não suportam insultos, mas logo partem para briga. Teria Jesus sido menos insultados do que tais pessoas? Mas a Bíblia diz que Ele foi como um cordeiro para o matadouro; e não abriu a sua boca. O mundo nosso, do século 21 viveria bem melhor, não haveria tanta morte, tantas tragédias, se conhecesse a Bíblia. Você deve ter observado, pelo noticiário, no parlamento de certos países, a agressão de parlamentar com parlamentar: até parece briga de cães; e em certos casos alguns têm feito uso de arma de fogo.

Graças a Deus porque podemos ser pacíficos, uma vez que podemos olhar para grandes homens da Bíblia, e assim prolongar a nossa existência. Quantos anos viveu Isaque? Cento e oitenta e cinco anos. Deus sempre recompensou os homens virtuosos. Mas acima de imitar os homens imitemos o Príncipe da Paz que é Jesus.

Não temos dúvidas de que para muitos filhos de Deus está faltando este bem, especialmente quando participam da Assembléia Administrativa da Igreja. Quantas vezes queremos que a nossa opinião prevaleça, esquecendo-nos que somos filhos de Deus e irmãos em Cristo. Esquecemos também que vamos habitar no mesmo céu. Ou será que no céu haverá divergências? Aqui na terra muitas vezes temos que abrir mão dos nossos direitos para evitar males maiores. O verdadeiro filho de Deus deve ser pacifico pacifista e pacificador. Pacifista é o que prega a paz. Pacificador é o que promove a paz. E pacifico é o que vive a paz. Será que somos como Isaque? Como dissemos no inicio que Deus procura homens como Isaque, será que o encontrou em mim, em você e no seu semelhante? Que Deus permita que sejamos como criança, que procura ser, quando crescer, como seu pai. Muitos dizem que Deus é seu pai. Será que Deus ou Jesus, está sendo o seu herói? Deus permita que sim!

Nenhum comentário: