quinta-feira, 2 de agosto de 2007

PEDRO NUNCA FOI PAPA



PEDRO NUNCA FOI PAPA

Pr. Timofei Diacov



A igreja católica diz que Pedro recebeu de Jesus o poder de ser o príncipe de sua igreja. Nós discordamos disto, e com todo o respeito, dos que discordam de nós, queremos dizer o que entendemos à luz do ensino da Bíblia; pois a palavra papa quer dizer pai; e Jesus em Mt: 23-9, diz: “A ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é vosso Pai, que está nos céus”. Portanto, nem Pedro nem outro, pode ser chamado de Pai. Alguns fundamentam este assunto em João: 21-16, onde Jesus diz: “Apascenta minhas ovelhas”; e em Mt: 16-18, Jesus diz: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Observemos que o Senhor Jesus usa a palavra ESTA, e não ESSA: ESTA se refere à sua própria pessoa; então se Jesus dissesse: ESSA pedra, estaria se referindo à pessoa de Pedro. Mas Jesus edificou a sua igreja sobre a sua própria pessoa, que é a declaração de Pedro, que disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo” (Mt: 16-16). Então, nem Pedro foi papa nem Jesus edificou sua igreja sobre Pedro. Paulo diz: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina” (Ef: 2-20).

Se Pedro fosse papa, seria considerado grande; porém sobre a grandeza, Jesus diz em Mt: 23-11: “Porém o maior dentre vós será vosso servo”. E sobre ser grande, é ser exaltado; e JESUS em Lc: 14-11 diz: “Quem se exaltar será humilhado”. Vejam a diferença entre os que querem ser exaltados, diz em Fil:2-8, que Cristo se humilhou; em I Pedro:5-6 diz o próprio Pedro: “Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus”. A coroa de Cristo era de espinhos; e a sua cruz era de madeira rústica, pesada. Pergunto: a coroa de Pedro era de ouro ou era de espinhos? Nem uma nem outra. O Senhor Jesus foi exaltado ou humilhado? Ele foi carregado? Claro que não. Se Jesus passou por toda essa humilhação, por que então nós seres falhos temos que ser exaltados? O apóstolo Paulo recomenda que toda honra e glória sejam dadas a Jesus Cristo (Fil:4-20).


Sobre a grandeza de Pedro ou o seu papado, perguntamos: Paulo escrevendo à igreja de Roma envia saudações a várias pessoas, citando nome por nome, menos o nome de Pedro. Afinal sua santidade não merecia uma palavra de saudação, uma vez que, ele “era” o príncipe da igreja?

Afinal, quem era o maior, Pedro ou Paulo, uma vez que Paulo resistiu Pedro na cara, visto ser Pedro homem repreensível? (Gal: 2-11).


Os homens mudaram a verdade em mentira Ro: 2-25. É muito mais fácil dizer o que nós pensamos do que ensinar o que a Bíblia diz; e assim o povo acaba desconhecendo a verdade. Cremos ou não cremos na Bíblia? Ou será que existe alguém autorizado para mudar a palavra de Deus? O povo, na sua maioria, não se dá ao trabalho de examinar as escrituras; deixam de fazer aquilo que os cristãos berianos faziam, quando Paulo lhes pregava a palavra, eles conferiam nas escrituras sagradas, as palavras de Paulo. A essa omissão podemos chamar de preguiça mental. Esse povo é preguiçoso espiritualmente falando. O Senhor Jesus cristo em João: 8-32 diz: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. E no verso 36 o mesmo Jesus diz: “Se, pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. É claro que sem um exame meticuloso, um estudo exaustivo, não se pode chegar a conhecer a verdade de qualquer assunto. Ouvimos alguém nos dizer: “religião não se discute”: que pena! Discutem-se assuntos muitas vezes banais; mas aquilo que é verdade de Deus, que diz respeito à alma, deve ser ignorado?

Alguém disse que o povo na sua maioria, come a casca e o mais importante joga fora. Assim procedem em relação à palavra de Deus: apegam-se a coisinhas de pouca importância e desprezam as fundamentais. O ter sido Pedro nomeado por Jesus o príncipe de Sua igreja, ainda que a Bíblia não o reconheça, dão-lhe muita ênfase. Então distinto leitor, diante do exposto, podemos afirmar que Pedro nunca foi papa. Até quase o fim do IV século este assunto não era conhecido, isto é, não se falava em a igreja de Cristo ter um papa. Deste século em diante este assunto começou a tomar corpo. Só no século VIII é que já se podia falar de papa na igreja; mas na Bíblia este assunto era e é desconhecido. Não se fala dele. Agora pergunto: por que crer e aceitar aquilo que não é bíblico? O Senhor Jesus Cristo prometeu enviar o Espírito de verdade (João: 14). O Seu Substituto, o Espírito Santo e não Pedro. Portanto não é a igreja que diz ou pensa: mas a Bíblia que é a única e suprema palavra de Deus.

Um comentário:

MARCOS DIACOV disse...

Oi Timofei, sou genro do Paulo Diacov, esposo da Vanessa.

Bom artigo, tem boa fluência.

abraço!