sábado, 3 de março de 2007


O AMOR É FORTE
COMO A MORTE

Pr. Timofei Diacov


"O amor é forte como a morte", diz o Rei Salomão no seu livro Cântico dos Cânticos. E conclui: "o ciúme é duro como a sepultura". Quem nesta vida não gosta de amar? Há um cântico que diz "eu quero amar te amar", ou para ser mais exato: "eu amo te amar". Qual teria sido o sentimento que moveu o coração de Deus em enviar a este mundo o Seu filho, a não ser o amor? Nenhum outro sentimento pode levar uma pessoa a fazer proezas. E qual teria sido também o sentimento de Deus em ter levado a criar o universo? Não foi o mesmo amor? E outro fato o de ter criado o ser humano? Não foi o amor também? O amor é capaz de tudo. O amor de Deus foi e é sacrificial. Quem ama se sacrifica pelo amado.

O amor, diz o Apóstolo Paulo em I Coríntios 13, "Tudo sofre, tudo suporta, tudo espera, nunca falha". E conclui nessa epístola, dizendo que permanecem três coisas: fé, esperança e amor. Porém, o maior é o amor. Ele fala nessa epístola que, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão. E comenta ele sobre o amor; "ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, nada seria. Ainda que desse toda a sua fortuna aos pobres e se não tivesse amor, também nada disso traria proveito; e mesmo que desse o seu corpo para ser queimado, e se não tivesse amor, nada aproveitaria. As coisas feitas sem serem movidas pelo amor, são como o sino que tine. Ouve-se o som, e logo passou e nada ficou.

E o Senhor Jesus, falando sobre o amor, diz: "nisso todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". João 13.35. E o Apóstolo João, em sua I epístola 3.1 diz: "vede meus irmãos, que grande amor Deus nos demonstrou, que fôssemos chamados filhos de Deus". E prossegue dizendo: "E se alguém não ama aos seus irmãos, a quem vê, como pode amar a Deus, a quem não vê?" E mais: "Quem não ama a seu irmão, é assassino". Duro é este discurso, diria alguém, de fato. Mas Jesus é ainda mais duro no seu discurso, quando diz: "amai os vossos inimigos, bendizei-os". Amar aquele que nos ama, é fácil; mas amar a quem nos odeia e procurar fazer todo o mal possível contra a nossa vida, não é fácil. Todavia, é mandamento. O que temos a dizer a esta altura, é: "Senhor, tenha misericórdia de nós". E: "Senhor, ensina-nos a amar, pois não temos capacidade de por nós mesmos; ou pelas nossas forças, amar os nossos inimigos". Confessemos a nossa debilidade e nos esforcemos para amar, ou amar de verdade, e jamais só por palavras, pois diz o Apóstolo Paulo: "O amor seja não fingido. Deus nos ajude. Amém.


============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)



Nenhum comentário: