sábado, 3 de março de 2007


DESCULPAS
QUE NÃO DESCULPAM
Pr. Timofei Diacov


"Se alguém vier após mim e não aborrecer a seu pai, a sua mãe, a sua mulher, a seu filho, a seus irmãos, e ainda a própria vida, não pode ser meu discípulo", Lucas 14.27. Certa vez alguém disse a Jesus que o seguiria, mas que Jesus lhe desse permissão para primeiro despedir-se de seus familiares. Outro lhe disse que queria primeiro fazer o enterro de seus pais, depois o seguiria. Com isso queriam dizer que estavam desejosos de seguir a Cristo, mas primeiro queriam vencer alguns obstáculos. Com isso estavam dando desculpas.

o que é a palavra desculpa? É a tentativa de se livrar da culpa, ou de desfazer a culpa. Quantas vezes já ouvimos pessoas dizerem que não têm culpa da desobediência de Adão e Eva, pois, dizem, não têm culpa de que eles tenham desobedecido a Deus. De fato nós não temos culpa que Adão e Eva tenham sido cabeçudos, que foram desobedientes a Deus; mas não podemos fugir da realidade que vivemos. Adão e Eva tornaram-se pecadores, e seus filhos herdaram deles a sua natureza pecaminosa. De sorte que cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus.

Ninguém pode responder pelo pecado de Adão e Eva, mas pelos seus próprios pecados. Cada um de nós, diz Paulo, dará contas de si mesmo a Deus. Quem de nós nunca pecou? Ouvimos certa vez, da boca de um radialista que realizava o seu programa religioso, e que dizia não ter tempo para pecar, por isso não tinha pecado. O apóstolo João diz que se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e fazemos a Deus mentiroso. Por isso ele diz que não há verdade em nós. Pode alguém imaginar-se um santo; mas se esse alguém não se converter a Cristo de todo o seu coração, ainda que apresente as suas desculpas, estará perdido para sempre. Desculpas assim não desculpam.

Poderá alguém no dia do juízo, dizer ao Senhor: eu não me converti, Senhor, porque fui impedido pela minha esposa, ou pelo meu marido, ou pelos meus filhos, ou pelos meus irmãos? Tais desculpas não irão isentá-los de culpa. Vão para o inferno com todas as suas desculpas. Pode alguém usar outro argumento, dizendo que a cruz era muito pesada, por isso procurou seguir a Cristo, sem carregar a sua própria cruz. Pode dizer que era duro renunciar ao seu próprio orgulho, e também assim não será desculpado. Deus não quer e não aceita desculpas. O homem dará contas de si mesmo a Deus. Por isso cumpre ao homem aceitar a dádiva de Deus. Ou ele aceita as condições de receber a dádiva da salvação, ou irá perecer eternamente.


============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: timofei.diacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)



Nenhum comentário: