segunda-feira, 5 de março de 2007

MALDIÇÃO DE DEUS
Pr. Timofei Diacov


"Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra de mão do artífice, e o puser num lugar escondido, e todo o povo, respondendo, dirá: Amém" Deuteronômio 27.15. Este é um dos muitos textos da Bíblia onde Deus se insurge contra o uso de imagens durante os cultos que a Ele prestamos. Aliás, o culto deixa de ser a Deus para o ser do ídolo. Ele tem zelo pelo Seu nome; não admite sob nenhuma hipótese a tributação de culto a outro deus, que não a Ele. No livro do Êxodo, 20.4, Deus diz: "Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semalhança nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas..."

Temos que nos lembrar do que aconteceu a Israel depois que saiu da terra do Egito. Esse povo aprendeu nessa terra, durante 430 anos, a se prostrar diante de todo tipo de ídolo, a quem chamavam deuses. Lembremo-nos, ainda, a razão porque Deus destruiu as nações diante dele; o motivo era esse mesmo mal: curvar-se diante dos deuses. Assim que Moisés subiu ao monte, vendo a demora dele em descer de lá, o povo fez um bezerro de ouro e passou a lhe tributar culto. E isso causou grande revolta a Moisés que, não suportando essa situação, quebrou as duas tábuas de pedra que continham a Lei de Deus. Não nos esqueçamos também o que aconteceu a esse povo: eles não entraram na Terra Prometida, mas pereceram no deserto. Deus não tolera imagem de escultura ou de fundição, de espécie alguma.

Quando Constantino subiu ao poder no Império Romano, deu liberdade aos seguidores de Jesus, pois, até então, eles eram perseguidos e massacrados. O Império tirava-lhes o direito de adorar o Deus vivo. E, para ser-lhes agradável, Constantino, pelos seus interesses políticos, disse ao povo que, quem se tornasse cristão, receberia moedas de ouro e vestes novas; daí aconteceu a "conversão" de doze mil pessoas. Conversão, dizemos, à palavra do Imperador e não a Cristo. E daí eles acabaram trazendo os seus ídolos à igreja. Observe, leitor, a situação dos países onde a idolatria impera: quanta miséria! Quanta maldição! Deus amaldiçoa a todos os que se curvam diante dos ídolos.

No livro dos Salmos, (115.8), diz: "tornem-se semelhantes a eles (semelhantes aos ídolos) todos os que os fazem e os que neles confiam". E recomenda: "Confia em Deus, ó Israel!"O ídolo não tem entendimento e não esboça nenhuma reação. A bênção está com Deus para os que obedecem à sua palavra; e o mesmo Deus amaldiçoa os que se curvam diante de imagens de escultura. O zelo dele é tremendo pelo seu nome. Diante disso iremos buscar a bênção ou a maldição de Deus? É claro que todos nós queremos a bênção. Então submetamo-nos aos ensinos de Deus; e sejamos fiéis a esses ensinos. Deixemos a idolatria, e sirvamos a Deus em espírito e em verdade, conforme recomenda o Senhor Jesus Cristo, e em João 4.24 afirma: "pois Deus procura aos tais".

=========

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 522-7032.

(reprodução permitida, desde que citado o autor).com.br

Nenhum comentário: