segunda-feira, 5 de março de 2007



LEI, FÉ
OU
PERSEVERANÇA?
artigo do Pr. Timofei Diacov, 2004




A Bíblia fala de salvação que era alcaçada por Israel, no Velho testamento. Salvação alcançada pela fé, no Novo Testamento, e salvação que será alcançada no período da Grande Tribulação. Vamos fazer um exame de alguns textos, respeitando os discordantes.

Salvação pela obediência da lei mosaica: "Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: o homem que fizer estas coisas, por elas viverá", Romanos 10.15. E Ezequiel 18.21 diz: "Se o ímpio se converter dos seus maus caminhos, e guardar os meus estatutos, e fizer juízo e justiça, certamente viverá, não morrerá". E no verso 17 afirma: "Desviar do aflito a sua mão, não receber usura em demasia, fizer os meus juízos, e andar nos meus estatutos, o tal não morrerá pela maldade de seu pai; certamente viverá". Esta é a salvação pela observância da lei.

Salvação pela fé. Diz Paulo: "Esta é a palavra que pregamos, a saber: se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo, visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Porque a Escritura diz: todo aquele que nele crer, não será confundido". Romanos 10.8-11. Desta última passagem temos vários exemplos de pessoas que foram salvos pela fé na pessoa de Jesus Cristo: o carcereiro de Filipos, Atos 16.31; Lucas 19.9 ("Hoje houve salvação nesta casa"). Temos o caso da mulher samaritana, em João 4.14: "Aquele que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede". Há muitos outros exemplos. Estes, porém, são apenas para demonstrar. Este é o nosso período, a era da graça. Pela graça somos salvos mediante a fé, e isto não vem das obras, para que ninguém se glorie, conforme Efésios 2.8-9.

Salvação pela perseverança. Isto será no período da Grande Tribulação, segundo Mateus 24.13: "mas aquele que perseverár até o fim, será salvo". No verso 21: "Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver". E no verso 22: "E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria. Mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias". Essa tribulação, ou aflição, será assim que a igreja for arrebatada, quando o Anticristo estiver reinando. Isso se entende melhor lendo Mateus 25.31-46. Os escolhidos, nesse período, serão os judeus, que irão converter-se, serão salvos pela perseverança. E os que os servirem, serão salvos também pela observância, que não receberem o sinal da besta, conforme Apocalipse 20.4. O sinal da besta é o sinal do Anticristo. Nos três casos, a fé não poderá ausentar-se.

============

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: