sábado, 3 de março de 2007


JOÃO BATISTA
É A REENCARNAÇÃO
DE ELIAS?
Pr. Timofei Diacov



Os que seguem a doutrina cardecista dizem que Elias se reencarnou e que João Batista é a sua reencarnação. Dizer isso é uma clara demonstração de desconhecimento da bíblia. E, para entender este assunto, nada melhor do que examinar a própria bíblia. Quando os judeus mandaram sacerdotes e levitas a João, para saber dele quem ele era, e perguntaram-lhe se era Elias. E ele respondeu: "não sou", João 1.19-21. Conversando com certa jovem simpatizante dessa doutrina, citamos-lhe esta passagem, e a sua resposta foi: "É que João não se lembrava mais". Como é fácil torcer a verdade!

Os sacerdotes e levitas imaginavam, ou os judeus, de mum modo geral, que ele houvesse ressuscitado, assim como aconteceu em Cesaréia de Filipe, quando o Senhor Jesus perguntou sobre o que diziam os homens ser o filho do homem. Uns diziam que era João Batista, outros diziam que era Elias, outros que era Jeremias, não reencarnado, mas ressuscitado . Eles criam na ressurreição. O Senhor Jesus falou muitas vezes sobre a ressurreição, e nunca falou sobre reencarnação, a não ser respondendo a pergunta de Nicodemos, quando lhe perguntou se o novo nascimento era a necessidade de voltar ao ventre de sua própria mãe.. E Jesus disse que isso é coisa da carne, mas o novo nascimento é coisa do Espírito, ou obra do Espírito Santo.

Como ele poderia ter se reencarnado em João Batista, se Elias aparece a Jesus e aos três apóstolos, no monte da transfiguração? Vejam bem que são duas pessoas distintas que aparecem na mesma época. E quando eles desceram desse monte, os seus discípulos perguntaram a Jesus sobre a profecia que dizia que Elias viria. E Jesus lhes responde que Elias havia vindo e dele fizeram o que bem entenderam. "Se quereis dar crédito, este é o Elias que havia de vir,", referindo-se a João Batista. João Batista não era Elias, mas o Elias que havia de vir. O Antigo Testamento assim o chama, porque ele viria no mesmo espírito de Elias, não porém, com o espírito de Elias.

Os discípulos de Jesus conheciam muito bem a João Batista. E quando no monte da transfiguração, em Mateus 17, viram a Elias, reconheceram que era Elias que lá estava. Repetimos o que já dissemos: eram duas pessoas distintas uma da outra: João Batista era João Batista, e Elias era Elias. Como vimos, ainda, João Batista disse claramente: "Eu não sou Elias". Afinal, João Batista sabia ou não sabia o que estava dizendo? Se não sabia, como é que ele disse às multidões que Jesus era o Cristo? E que ele, João, era aquele que preparava o caminho do Senhor? E que ele era a voz que clamava no deserto? Se a palavra que disse não ser João Batista não é verdadeira, também não o seria tudo o mais que falou e ensinou.

E a comissão que o visitou perguntou-lhe se ele era o Cristo, se era o profeta, e ele disse: "eu não sou". E não era, e muito menos o Elias reencarnado, como afirmam os defensores da doutrina cardecista. Como dissemos inicialmente, quem tem a resposta é a própria bíblia, pois é ela que autoridade em materia de fé religiosa, e não os homens, e não algum outro livro escrito fora da bíblia. E Jesus citou muitas vezes a bíblia, dando-lhe o nome de Escritura Sagrada. Você, amigo leitor, aceita o ensino bíblico?

============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: rbvdiacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: