sábado, 3 de março de 2007

GRANDE PASTOR DAS
OVELHAS

Pr. Timofei Diacov


"Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do concerto eterno tornou a trazer dos mortos a Jesus Cristo, o grande Pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja a glória para todo o sempre, amém.", Hebreus 13.20-21. Jesus é o grande pastor das ovelhas. Conversando com certa pessoa, ouvimos dela a seguinte expressão: "nós não aceitamos que um homem seja chamado de pastor, pois pastor é um só, Jesus Cristo". Perguntamos-lhe o porque dessa não aceitação. E a resposta foi: "É que nós somos humildes". Não me pareceu humildade, senão incredulidade.

Dizemos incredulidade, porque, quem não aceita aquilo que a bíblia ensina, na verdade não é humilde, mas incrédulo. Como assim? O texto lido nos diz que Jesus é o grande pastor. Ora, se existe grande, é porque existe também pequeno. Em Efésios 4.11 diz: "Ele mesmo deu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos". Ora, se ele, Jesus, deu uns para serem pastores, quem é o homem para desautorizá-lo disso? Em Atos 20.28 diz o apóstolo Paulo: "olhai por vós e por todo o rebanho de Deus, sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com o seu próprio sangue".

Ora, quem cuida do rebanho é o pastor. E quem apascenta, também é pastor. É atribuição do pastor. É claro que o Senhor Jesus Cristo, grande pastor de suas ovelhas, não virá ao mundo para cuidar pessoalmente delas. Por isso ele vocacionou homens para serem pastores do seu rebanho, aos quais a sua palavra chama de bispos, anciãos ou presbíteros, que é a mesma coisa. E chama, também, de pastores, sendo ele mesmo o supremo pastor, que também é chamado apóstolo, profeta, mestre, salvador, guia, e tantos outros adjetivos. E qual é mesmo a função do pastor de ovelhas? É apascentar.

Jesus mesmo se apresenta no evangelho de João, capítulo dez, como o bom pastor, que dá a sua própria vida pelas ovelhas, que as conhece, de quem é conhecido. Elas também o conhecem e o seguem, e jamais seguirão a um estranho, que não é o pastor das ovelhas. O mesmo Jesus adverte do perigo de surgirem mercenários, que fogem ao verem o perigo, pois eles, de fato, não são vocacionados para o ministério pastoral. eles, nas horas difíceis, se acovardam. E o importante de tudo isso que estamos dizendo é que devemos ser ovelhas desse grande pastor.

Distinto ouvinte, você é ovelha desse pastor? Você aceita o ensino bíblico de que deva haver pastores das ovelhas de Jesus Cristo? Já pertence ao rebanho de Jesus? Um rebanho sem um pastor não funciona. Recomendamos a você, que ainda não pertence ao rebanho de Jesus, que se una a ele, a Jesus, e procure se reunir ao rebanho dele, e assim receber as pastagens, para que vá crescendo e se fortelecendo na vida cristã. Mas faça isso logo e não tente ser ovelha dele longe do aprisco, pois, os lobos são vorazes e estão por aí, para devorar a sua vida. Cuidado com eles, pois não passam de lobos vorazes, terríveis, às vezes em peles de ovelhas.


============
Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032
e-mail: rbvdiacov@terra.com.br




(reprodução permitida, desde que citado o autor)


Nenhum comentário: