sábado, 3 de março de 2007


ESPERANÇA DE UM ANO MELHOR
Pr. Timofei Diacov


Diz um ditado popular, que a esperança é a última que morre. Tive um amigo, cuja esposa tinha este nome: ESPERANÇA. Não vivia bem com ela. Sempre contrariado. Enfim, eles não se davam. Parece que ela estava interessada em outro homem. E este ditado é certo; vai demorar muito para ela morrer; ou vai morrer depois de mim. Estamos já vivendo os primeiros dias do ano 2007. E assim estamos alimentando a esperança de ser este melhor do que todos os demais que se foram. Queira Deus que sim. Para esses que assim pensam, temos uma palavra profética, escrita pelo Apósto Paulo: "Jesus Cristo é a esperança que não nos desaponta". Vem-nos sempre à mente a pergunta: "Por que será que, ao findar o ano velho, dizemos, abraçamos aos amigos com esta afirmação: "Feliz Ano Novo". E o ano que estamos recebendo, nem sempre passa a ser aquilo que preconizamos.

O que estará acontecendo? Vale à pena desejar para os amigos Feliz Ano Novo? Leiamos as palavras de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, registradas pelo apóstolo Mateus em seu Evangelho, 6.33: "Mas buscai primeiramente o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas". Queremos coisas boas, mas não as procuramos onde se encontram. Lucas registra as palavras de Jesus no capítulo 10.36-40, aquilo que aconteceu na casa de Marta e Maria, e seu irmão Lázaro, as palavras de Jesus, que disse a Marta, toda aflita e preocupada: "Marta, Marta, estás ansiosa e preocupada com muitas coisas. A tua irmã Maria escolheu a melhor parte, a qual não lhe será tirada, visto que uma só é necessária." Nada ia bem na vida dela. Tudo dava o contrário.

Este é o retrato da vida de muita gente. As coisas se complicam sempre: parece que nunca dão certo. O que estará acontecendo? é a mesma pergunta. Deus não estará se preocupando com as nossas necessidades? Ele não nos atende, será que ele não existe? Será que a sua existência não passa de uma lenda? "Eu preciso de Deus, será que ele precisa de mim?" O Senhor Jesus estava pregando já fazia três dias. A multidão não se retirava, pois valorizavam muito a palavra. A comida que trouxeram já havia terminado. O povo estava com fome. O Senhor não os queria despedir assim, pois poderiam desfalecer na estrada. Que fazer? Jesus sabia o que deveria fazer. Manda verificar se havia algum pão. E lá estava um menino, cuja mãe lhe colocara cinco pãezinhos e dois peixinhos. Mas que é isso para tanta gente? Jesus os recebe e os abençoa.

Pronto. O problema está resolvido. Todos comem e ainda sobra. Qual foi o segredo para tão grande sucesso? Jesus o tinha, e continua com ele. "entregar a ele o problema e nele confiar". Existe solução, onde está a mão de Deus. O ano de 2007 será melhor se nos submetermos a ele, a Cristo. "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará", Salmos 37.5. Por que não somar as nossas forças e não buscá-lo? Deus não faz aquilo que o homem pode fazer. O homem pode retirar a pedra do sepulcro, mas Deus fará acontecer o milagre da ressurreição.

============



Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032




(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: