sábado, 3 de março de 2007

DESPEDIR OU ATENDER?
Pr. Timofei Diacov


Problemas existem para serem solucionados, e não abandonados. O Senhor Jesus Cristo havia solicitado aos seus doze apóstolos que o acompanhassem no seu árduo ministério de atender aos necessitados do povo, a fazer uma retirada para descansar um pouco para se refazerem, e se alimentar. Mas seria isso possível? O povo, sabendo que Ele e os doze lá se encontravam, correu para o local. Jesus, que não podia deixar de ser e fazer o que era a Sua Obra, ficou comovido com essa situação e sentiu grande compaixão por ele. Ele os via como ovelhas sem pastor, desgarradas. Então resolveu atendê-los em suas necessidades. E disse aos doze: "Tenho pena desse povo, eles estão há três dias sem comer, me ouvindo". Um dos doze logo encontrou a "solução": "O lugar é deserto, despede a multidão; e cada um vá para a sua casa".

É uma solução, não acha o leitor? Isso está registrado em Mateus 14 e Lucas 9. E não é exatamente isso que acontece ainda em nossos dias? "No mundo", disse Jesus, "vós tereis tribulações". E, no caso citado, Ele recomendou: "dai-lhes vós de comer". Não importam as dificuldades; a solução precisa ser encontrada. Solução sempre existe; basta buscá-la. Mas a nossa tendência é deixar como está para ver como fica. Está faltando coragem? Está faltando ânimo? Está faltando recursos? Quando há boa vontade os recursos aparecem. O Rei Davi disse, no Salmo 37.5: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e Ele agirá", ou "tudo fará". É claro que não se trata de deixar Deus fazer tudo sozinho. Ele pode fazer, não há dúvidas, mas a bíblia nos ensina a sermos cooperadores de Deus.

Temos que entender que Deus não abençoa aos ociosos. Aliás, para esses não há lugar no Reino de Deus. No céu não vão estar esses elementos e nem os preguiçosos. A esses o Rei Salomão diz: "Vai ter com a formiga, ó, preguiçoso!". As formigas, seres impotentes e pequenos, trabalham no verão, ajuntando o alimento para o inverno. Elas não abandonam o problema. E o que dizer das abelhas? São também operosas, ainda que um povo débil. É interessante observar que quando há um elemento estranho no meio delas, passam a empregar todas as forças até expulsá-lo. E elas prosperam, solucionando os problemas. Por que não imitar esses seres tão prudentes e tão operosos? O homem precisa aprender com a Natureza!

Os doze, finalmente, encontraram um rapaz que trazia no seu bornalzinho cinco pães e dois peixinhos; e os levaram a Jesus, que os multiplicou, e assim alimentou uma multidão de pessoas famintas, e ainda houve muita sobra. Deus pode multiplicar os nossos bens; mas precisamos colocá-los em Suas mãos. Parece que são poucos os que acreditam nessa possibilidade; e parece, ainda, que não querem fazer o que o Senhor recomenda, trazer tudo a Ele. Como está escrito em Malaquias: "Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, e depois fazei prova de mim, se eu não vos abrir as janelas do céu, que delas venha a maior abastança ... E vereis a diferença entre o que serve e o que não serve a Deus".

Sim, o problema não deve ser abandonado, e sim resolvido.

=========

Pr. Timofei - (0xx14) 522-7032.

Nenhum comentário: