sábado, 3 de março de 2007


AS SETE CORDAS DE SANSÃO
Pr. Timofei Diacov


"E disse Sansão: se me amarrarem fortemente com cordas novas, ir-se-ia de mim a minha força e eu seria como qualquer outro", Juízes 16.11. Sansão era um homem com força descomunal, tão forte que não havia cordas que o pudessem amarrar, pois ele a todas arrebentava com muita facilidade. Antes do seu nascimento, Deus o havia vocacionado para ser forte e invencível. Os seus cabelos não deviam ser cortados, pois seria ele nazireu de Deus. Então a sua força estava e estaria na sua fidelidade a Deus. No dia em que fossem cortados, ele perderia toda a sua força. Ele nasceu para ser o libertador de Israel da mão dos inimigos chamados filisteus. Mas, deixando de lado as cordas novas e fortes, pensemos nas que iriam amarrá-lo muito mais fortemente que as de ordem física: as cordas espirituais.

1 - Esqueceu-se de manter a sua comunhão com Deus, que o vocacionou. Todo líder espiritual não deve descuidar-se desse aspecto de sua vida.

2 - Não dominou os seus olhos. Eles o levaram a se encantar por uma mulher pagã, chamada Dalila, que o seduziu ao pecado.

3 - O seu padrão moral não foi o de Deus, pois se descuidou; mas padronizou-se com o mundo pagão.

4 - Faltava com a verdade. A mentira, ainda que disfarçada, tem levado muitos ao naufrágio moral e espiritual.

5 - Não usou o seu poder físico para o bem, mas brincava com ele.

6 - Ao invés de dominar, passou a ser dominado.

7 - Não soube glorificar a Deus por aquilo que podia realizar, dado por Deus. E eis o gigante amarrado, entregue nas mãos dos inimigos.

Que fizeram dele? Arrancaram os seus olhos, prenderam-no com cadeias de bronze e fizeram-no girar um moinho. Depois chamaram-no para os divertir. Que tristeza, que decepção para Deus e para o seu próprio povo! De gigante a escravo; de dominador a dominado, zombado, escarnecido. Assim acontece a qualquer líder espiritual ou religioso, que não sabe ter domínio sobre os seus próprios impulsos. E não somente a líderes, mas também a todo aquele que foi chamado para servir a Jesus Cristo. A palavra de Deus recomenda: "fugi de toda aparência do mal", e "foge, jovem, dos prazeres da mocidade". O poder que Deus nos dá é para ser usado no seu reino para o bem da humanidade. Lamentavelmente muitos se deixam seduzir pela força do mal, pelos encantos da terra.

Jovem ou adulto, homem ou mulher, Deus o chamou para ser gigante na fé, gigante do amor a Deus, gigante e dominador do mal. Deus tem algo muito importante a dar como recompensa aos fiéis lutadores deste mundo. Deus o chamou para ser um vencedor e não para ser vencido pela imoralidade, pelas drogas e entorpecentes. Perca os encantos ilusórios deste mundo, pois nele você vai encontrar muito mais. Os olhos jamais viram, os ouvidos jamais ouviram e jamais desceu ao coração o que Deus tem preparado para os que acreditam e se submetem à sua palavra. Por isso, olha para esse gigante físico que não soube aproveitar e usar para o bem aquilo que Deus lhe confiou. Olhe para o fim que teve: fim trágico, fim lamentável. Acorde para as realidades que Deus preparou para você. Seja um gigante na fé, gigande do amor, gigante na luta do bem contra toda sorte de engano. Enfim, gigante no bom caráter, caráter cristão de que o mundo tanto necessita.

============
(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

Nenhum comentário: