quinta-feira, 14 de março de 2013

PAZ E SANTIDADE



PAZ E SANTIDADE
Pr. Timofei Diacov
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hb 12: 14e15). Quem de nós gostaria de ver a Deus? É possível? Se não fosse, Deus não o teria dito; porém, Ele mesmo estabelece as condições. Vejamos: primeiramente a condição chamada paz: o escritor sagrado recomenda seguir a paz com todos, não com alguns, mas com todos. Certo dia, às seis horas da manhã, alguém bateu à porta de nossa casa, querendo tirar satisfação, pois ouvira de alguém que lhe dissera uma calúnia contra à sua pessoa. Negamos o fato, porque a verdade fora torcida. Mesmo assim essa pessoa queria provocar briga. Entretanto, à toda acusação lhe respondíamos com as palavras: “Deus te abençoe; muito obrigado; Deus o ajude”. Poucos dias depois, recebemos um recado de sua parte, pedindo-nos que fôssemos à sua casa, pois queria conversar conosco.
Por ventura, quereria prolongar a acusação? Felizmente não. Ele iniciou a conversa pedindo-nos perdão; pois não podia dormir, orar e ler a Bíblia, pois via-nos abençoando-o e agradecendo-lhe as injúrias que nos dissera. Voltou a paz ao seu coração, pelo perdão que lhe demos. Este é um dos pontos principais da mensagem que queremos transmitir nesse pequeno artigo. Nenhum de nós terá condições de ter acesso à presença de Deus, se não se dispuser a viver em paz com o seu próximo. A segunda questão é,  seguir a santificação, uma vez que Deus disse ao povo de Israel: “Vós sereis santos, porque eu o Senhor vosso Deus Sou Santo”. E Pedro, o apóstolo, em uma de suas epístolas faz a mesma recomendação. O mundo, no qual vivemos, é incapaz de viver em paz com o seu semelhante. Daí ser necessário, que aqueles que dizem amar a Deus, torna-se-lhes necessário fugir do mundo e até da aparência do mal. Diante disto, fica difícil ser cristão, e mais ainda ser santo.
Certo dia, conforme Lucas 13, alguém perguntou a Jesus: “Senhor, são poucos os que se salvam? Ao que Jesus lhe respondeu: porfiai por entrar pela porta estreita, porque muitos procurarão entrar e não conseguirão”. Vejam como é difícil ser salvo; e muito mais difícil ainda, é viver em paz com todos e seguir a santificação, para poder ver a Deus. Infelizmente, há muita gente sendo enganada relativamente à maneira de chegar ao reino celestial. Se fosse tão fácil ver a Deus, a Bíblia não estaria se preocupando com a vida daqueles que querem ver o Senhor. Quando Moisés subiu ao Monte Sinai, para receber os mandamentos de Deus, ele teve que se preparar para esse glorioso evento. Mas, antes chamou a Arão, o sumo sacerdote e deu ordens para que o esperassem, e não se aproximassem do monte, que ardia em fogo e tremia; pois qualquer que desobedecesse, seria fulminado, uma vez que, Deus havia descido para falar com Moisés. Mais tarde, os dois filhos de Arão foram fulminados por terem posto fogo estranho no incensário.
Como podemos ver, Deus é Santo, ou Santíssimo; e para ver a Sua face o homem precisa também ser santo. O caminho a ser percorrido é estreito, e como Jesus havia dito, são poucos os que o percorrem. E isso não quer dizer que Deus não quer Se revelar ao homem; Ele quer o homem de volta para a Sua companhia; e quer santificá-lo; será que o homem está disposto a pagar este preço? Ver a Deus é algo glorioso. Porém, infelizmente, de modo geral, o homem não quer abandonar o pecado, pois ele o ama. Jesus em Mateus 5 diz: “Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Para ser pacificador, temos que ser pacíficos e pacifistas. Isto em outras palavras é a incumbência que Ele quer nos dar, como crentes que somos, a não permanecermos indiferentes em ralação ao nosso semelhante, que é membro da mesma igreja de Cristo. Então, os filhos de Deus são promotores desse reino, que é celestial, onde os puros de coração irão habitar. Que Deus nos ajude.

Nenhum comentário: