quinta-feira, 7 de agosto de 2008

DESCIDAS PERIGOSAS

DESCIDAS PERIGOSAS
PR TIMOFEI DIACOV


“Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos saltadores, os quais o despojaram, deixando-o meio morto. E ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele, e, vendo-o moveu-se de íntima compaixão; e, aproximando-se atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; e, partindo ao outro dia, tirou dois denários, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: cuida dele, e tudo o que demais gastares eu to pagarei quando voltar” (Lc 10: 30ª 35).

Todas as descidas são perigosas; e a vida é constituída de subidas e descidas; e o inimigo está sempre atento para derrubar a qualquer que esteja descuidado. O homem descia, e esta descida pode estar representando o pecador que, antes de existir pecado, se descuidou e deu ouvidos à voz do inimigo; ocasião em que se deu a sua queda. Como o texto nos informa, a tragédia foi grande; e o homem caiu nas mãos dos salteadores que, depois de sofrer essa agressão perdeu todos os valores internos, passando a ser um dependente de cuidado. Que poderiam fazer as religiões a favor desse homem? O sacerdote é o representante da maior religião, que é o judaísmo; em matéria de salvação, deixou muito a desejar: passou de largo. De igual modo o levita, passou também de largo. E o pobre homem continua impotente, meio morto.

A partir do momento da desobediência, o homem passou a descer cada vez mais. Felizmente a providencia veio, quanto certo samaritano ia para o seu trabalho. Ao ver o quadro dantesco, as suas entranhas se comoveram: não teve dúvidas, e pensou, é um homem criado à semelhança de Deus. Ele necessita urgentemente de socorro. Eu sou semelhante a ele. E descendo de sua cavalgadura, aproximou-se dele e atou-lhe as feridas, pondo-lhe o remédio que consigo levava. Enquanto o pecador estava caído na vida, o Senhor Jesus deixando a Sua glória, veio para junto de todos nós que estamos sendo representados por esse infeliz que jaz à beira da estrada. Ele de igual modo sentiu profunda compaixão, fez aquilo que devia ser feito, o que as religiões nada puderam e nem podem fazer.

Diz o apóstolo Paulo: ”O salário do pecado é a morte; mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 6:23). Esta história é uma advertência para toda a humanidade, que as descidas continuam sendo perigosas. Enquanto o ser humano não parar para refletir nas palavras de Deus, continuará na desgraça. Quando olhamos para o ser humano, podemos perguntar com quem ele se parece, pois a semelhança de que fora dotado, nos deixa muito a pensar: “Onde está a semelhança de Deus nele? Não dá para reconhecer, pois fazendo uso de drogas entorpecentes, que lhe ofereciam esperança de felicidade, eis que o deixa semimorto. Mas a esperança verdadeira é Jesus, que diz: “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19:10). Toda vez que deixamos de buscar a Deus em oração e leitura de Sua palavra, corremos o perigo de sermos assaltados. Sejamos como Neemias, que convidado a descer disse: “Um homem como eu jamais descerá”.

Nenhum comentário: