terça-feira, 11 de dezembro de 2007

ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS

ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS
PR TIMOFEI DIACOV


Alguém disse que estava cansado de pedir a Deus um favor, e que iria desistir, porquanto a resposta não vinha. E nós recomendamos que continue pedindo sem se desanimar. O Senhor Jesus em Mat 7:7 diz; “Pedi e dar-se- vos –á, pois quem pede recebe”. Se a resposta não vem, alguma coisa deve estar errada, não da parte de Deus. O apóstolo Paulo, em Rom 8:32 diz: “Aquele que nem mesmo seu Filho poupou, antes o entregou por nós todos, como não nos dará também com Ele todas as coisas?” Em Heb 6:15, diz: “ Porque é impossível que Deus minta”. E o Senhor Jesus disse que Satanás é o pai da mentira, João 8:44. Deus jamais faria a vontade desse inimigo, que é pai da mentira, que nem merece a mínima atenção, mas total desprezo. Ele já está condenado. Lembro-me de uma poesia de Alziro Zarur onde ele pede a conversão de Satanás e a sua salvação, a quem ele chama de irmão. Deus atende sim as orações; porém não deste tipo.

Vamos fazer algumas considerações: Tiago 4:3 diz: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites”. Que mal poderá o homem estar cometendo? A oração poderá estar bem formulada, mas não visando a glória de Deus, e sim, a glória do próprio homem. O mal poderá estar em pedir coisas desnecessárias, ou ainda, prejudiciais ao próprio pedinte. Uma criança pode pedir ao pai uma arma de fogo; ou mesmo, uma arma de brinquedo. Entretanto o pai sensato, jamais o atenderá, ainda que ame muito esse filho; aliás, não o atenderá por amá-lo muito. Deus porque nos ama muito, é que muitas vezes nega atender algum pedido. Os discípulos de Jesus pediram-Lhe: “Ensina-nos a orar, como também João Batista ensinou a seus discípulos”. “Se alguém tem falta de sabedoria peça-a a Deus que lhe dá liberalmente e não lança em rosto”. Deus não nega bem algum aos que O amam; mas os atende.

Conversávamos com determinado preso na cadeia, a respeito do motivo que o fizera parar ali; ao que ele nos respondeu: “Eu pedi para a minha igreja a permissão para matar um homem; no que fui negado; mas eu fui e matei; por isso estou aqui”. Deus ordenou, “Não matarás”. Ele não pode ir contra sua própria ordem. Esse tipo de pedido não é atendido nem por Deus e nem pela igreja; como Jesus ensinou, “Se o filho pedir pão Ele não lhe dará pedra”. Certo hino diz, “Deus dá-nos promessas, Deus cumpre o que diz; jamais a fé foi iludida; e os que têm fé em breve verão”. Deus atende sim as nossas orações; mas jamais satisfaz os desejos carnais. A vontade de Deus foi sempre a nos dar coisas melhores; mas tem uma condição: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito”(João 15:7). Em João 14:14 diz: “Pedirdes somente a meu Pai”.

Então caro leitor, você está disposto a continuar pedindo alguma coisa a Deus? Então preencha estes requisitos e o receberá. Tiago 1:6 diz que temos que pedir com fé que então receberemos; e argumenta dizendo quem duvida não recebe, mas que é como as ondas do mar que são jogadas de um lado para o outro. Paulo ensina em I Tim 2:5 que o nosso único mediador é Jesus Cristo. Entretanto há muitos que ensinam a pedir aos santos que estão no céu, chamando-os de mediadores entre Deus e os homens; e Jesus recomenda conhecer a verdade e esta nos libertará João 8:32. Deus julgará a todos aqueles que ensinam erradamente a Sua palavra. Aliás, eu não creio que esses tais receberão a salvação. Ensinar a inverdade é cometer mentira; e como diz a Bíblia, os mentirosos não herdarão o reino de Deus. Apocalipse 21:8.

Um comentário:

Ligia disse...

Prezado Pastor

A verdade é que não existe uma receita única para Deus responder ou não uma oração.Andar com Deus é muito complexo,a certeza só nos é garantida por meio da fé e a fé não exige provas e nem concretizações daquilo que julgamos ser proveitoso para as nossas vidas. O problema é que nem sempre a reposta de Deus vai coadunar com o nosso desejo e nem sempre teremos condições de entendermos o querer de Deus. Daí surge a crise,a dúvida,a sensação de abandono...