quinta-feira, 2 de agosto de 2007

RENASCER É REENCARNAR?



RENASCER É REENCARNAR?

Pr. Timofei Diacov



Diz Jesus a Nicodemos, segundo o registro do evangelista João 3:6ª6: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Por ventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é do espírito”. Seria isso o ensino sobre a reencarnação? Claro que não, pois o Senhor no verso 6 faz distinção entre a carne e o espírito, dizendo que a carne nasce da carne; e que o espírito nasce do Espírito (de Deus). Para elucidar leiamos alguns outros textos paralelos, como por exemplo, Col 3:1 que diz; “Portando, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisa que são de cima”; Ef 2:5: “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou”; I Pedro 1:23: “Sendo de novo gerados, não da semente corruptível mas da incorruptível pela palavra de Deus”; Ef 2:6: “Ele nos ressuscitou juntamente com Cristo”; Tiago 1:18: “Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela palavra da verdade”. Vamos pensar nas palavras que estes textos estão dizendo: ele nos vivificou: em outras palavras ele que dizer que nos estávamos sem vida com Deus, ou mortos por causa do pecado. “Ele nos ressuscitou”, a mesma verdade em outras palavras. Só ressuscita quem está morto.

Tiago 1:18 diz que Ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fossemos como primícias de suas criaturas. A palavra primicia usada na Bíblia, quer dizer os primeiros frutos. Então os primeiros frutos são as conversões para Deus por meio de Jesus; como diz Ef 2:10: “Ciados em Cristo para as boas obras; e IICor 5:17: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo”. Como podemos ver, o texto é suficientemente claro: nada tem a ver com a reencarnação. Como já foi dito, estávamos mortos nos pecados: mortos espirituais e não físicos. Em I Pedro 1:23 diz: “Sendo de novo gerados,não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, e que permanece para sempre”. Semente corruptível, é semente humana, que morre, que se corrompe. Mas, diz o texto da semente incorruptível (que é a palavra de Deus), pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. Então se fosse nascimento da carne, seria corruptível, uma vez que voltaria à corrupção ou à morte. Entretanto, o que nasce pelo poder do Espírito Santo, mediante a palavra de Deus, esse não morre. O espírito do homem é que deve renascer, pois é ele que está morto: e quem está morto, precisa reviver. Então quem o faz reviver como já foi dito, é o Espírito de Deus. No evangelho de Marcos 12:27, o Senhor Jesus diz: “Ora, Deus não é de mortos, mas sim Deus de vivos. Por isso vós errais muito.

Quando uma criança é gerada no ventre materno, ali é gerado o corpo, o espírito e a alma, como diz a palavra de Deus: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Como podemos ver, nos herdamos dos nossos pais o corpo a alma e o espírito, e estes com natureza pecaminosa; e também herdamos as características físicas que muitas vezes nos parecemos com eles; e também muitas vezes nos assemelhamos a eles no gênio. Afinal de onde veio a idéia da reencarnação, uma vez que a Bíblia diz em Atos 17:26: “E de um só vez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação”? E ainda diz nos três primeiros capitulos do livro de Gênesis, que Deus criou um casal Adão e Eva, que soprou-lhes nas suas narinas o fôlego da vida. Como podemos perceber o espírito e a vida procedem do Espírito de Deus. Portanto, não há lugar para a procedência de espíritos para tomarem lugar de habitação no homem. Hoje existem mais de seis bilhões de seres humanos habitando a face da terra, sem contar outros tantos bilhões que já morreram. De onde apareceram tantos espíritos para se encarnarem nestes? Não seria bem mais fácil e honesto aceitar as narrativas da Bíblia? Por que sese envolver com idéias tão confusas?

A respeito dessa confusão, diz a palavra de Deus: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”. (Rm 1:25). E no verso 24 diz: “Pelo que também Deus os entregou às suas concupiscências. Quanto aos textos que muitos usam, referentes às respostas dos apóstolos no que se refere à pessoa de Jesus, sobre que dizem a respeito do Filho do homem, cuja resposta era:uns dizem que é João Batista, outros que é Elias ou um dos profetas. Observemos que eles admitiam que esses haviam ressuscitado, e não reencarnado. A palavra reencarnação é desconhecida na Bíblia; e a Bíblia é a revelação completa de Deus para a humanidade. Resta-nos perguntar-lhe se você já passou pelo novo nascimento. Caso contrário, o Senhor Jesus diz que não poderão ver o reino de Deus e nem poderão entrar nele. Este é o ponto fundamental, e que não se refere também ao batismo, como muitos interpretam. Podemos afirmar categoricamente, à luz da palavra de Deus que a palavra água é uma referencia à palavra de Deus, como diz em Ef 5:26 falando da regeneração: “ Purificando-a com a lavagem da água pela palavra”; E em João 13: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Então assim como a água lava a sujeira do corpo, a palavra de Deus como água lava a sujeira da alma.

Nenhum comentário: