segunda-feira, 5 de março de 2007

IGREJA AVIVADA É PENTECOSTAL?
Timofei Diacov


Em uma das assembléias da Convenção Batista Brasileira, alguém, levantando-se, disse: "as igrejas batistas são verdadeiros sepulcros". Uma expressão muito pesada. E a nossa preocupação é que isso venha a acontecer algum dia. Ou, quem sabe, algumas delas já não estariam sendo isso mesmo? Não cantamos nós o hino 171 do Cantor Cristão, que diz: "aviva-nos, Senhor, oh, dá-nos teu poder"? Ouvimos que, em certas igrejas, não se pode falar na pessoa do Espírito Santo. Queira Deus que isso não seja verdade. Nós precisamos do avivamento, pois, é bíblico. Não é isso que certos escritores da bíblia disseram? "Aviva a tua obra no meio dos anos"? A tendência natural, infelizmente, é sempre cair na letargia.

Hoje, igreja que não é avivada, é chamada de igreja tradicional. Sem dúvida que é bíblico conservar a tradição, como diz a bíblia: "não removas os marcos dos antigos". Há certos marcos que não devem ser removidos, pois o que somos e temos hoje, devemos aos antepassados. Mas há uma tendência de mudar tudo, por certas pessoas; e, antagonicamente a isso, outras pessoas tendem a conservar tudo e nunca mudar. Esses últimos são os que pararam no tempo; e os outros são os que avançaram demais o sinal. Todos sabemos que os extremos são perigosos. Então, ser avivado é ser pentecostal?

Temos pregado em várias igrejas do ramo do pentecostalismo, e, em muitas delas, não vimos nenhum avivamento. Temos visto, diga-se de passagem, templos vazios, igrejas sem vida, mensagens sem eficácia. E temos visto também, algumas delas promovendo cultos espirituais. Igrejas que não estão descontroladamente emotivas, cujos cultos são prufundamente espirituais, com mensagens edificantes, onde a gente se sente muito bem. Sem dúvida, tudo depende do pastor. Se ele é um homem de muita oração e dedicado nos trabalhos, se é visitador e bom evangelista, a diferença há de se sentir nas suas mensagens e na maneira que a igreja cultua a Deus. O nosso povo gosta de ser dirigido e prescisa de direção sábia e espiritual.

Sentimos, na experiência própria, a necessidade do povo de Deus ser mais dinâmico, mais espiritual. O povo de Deus precisa vibrar quando estiver cantando. As oraçôes precisam ser mais incisivas, mais definidas, mais calorosas. Há irmãos que, quando oram, transmitem calor espiritual, confiança. As suas orações são eficazes. Por outro lado, há irmãos, velhos na vida cristã, que não sabem orar. E há óutros que, em poucos meses de conversão, oram e vibram quando falam com Deus. Suas orações são verdadeiros desafios aos mais antigos. Deus quer que falemos com ele e não que lhe façamos rezas, orações repetitivas, sem serem sentidas e vividas.

Deus não quer igrejas de cultos barulhentos, onde as letras dos cânticos não são entendidos, pois Ele é o Deus da ordem e da decência. Paulo fala em cânticos espirituais, para que, entrando alguém em nossas reuniões, sintam a presença de Deus, e saiam de lá profundamente edificados, com a vontade de voltar, ou mesmo, vontade de não sair tão depressa da reunião, pois, diga-se a verdade, há certos cultos e certas pregações, que parecem quilométricas, ainda que durem apenas uma hora. Diz o salmista que na presença do Senhor, há delícias. E quando nos deliciamos assim, não temos pressa de sair. Sejamos sensatos, tenhamos cultos espirituais, sem ser descontrolados.

================

Pr. Timofei Diacov
Pastor da Igreja Batista de Guarantã, SP, e membro
da Igreja Batista Ágape, de Lins, SP
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032

Nenhum comentário: