sábado, 3 de março de 2007


HAVERÁ FÉ, ESPERANÇA
E ORAÇÃO
NO CÉU?

Pr. Timofei Diacov



Existe um hino que diz: "no Céu não entra pecado, fadiga, tristeza nem dor", certamente inspirado pelo texto de hebreus 12.14: "Segui a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor". Em I João 1.7, lemos: "E Deus limpará de seus olhos toda lágrima". Tais coisas não existirão porque são males, ou causadas pelos males. Já ouvi de muitos pregadores que no céu não vai existir fé. Afinal, fé é coisa boa ou má? Sabemos que o oposto de fé é a incredulidade. Então no céu existem incrédulos? Deus enviará os seus servos a certo lugar, e eles serão descrentes?

Deus trabalha até hoje, segundo diz Jesus. Afinal, ele acredita ou não no que faz ou fará? Porque ele creu na possibilidade de existir o universo é que ele o criou. É claro que não vamos necessitar de fé para a salvação. Mas o faremos para realizar a obra de Deus. E nós, os salvos, vamos trabalhar. Ou será que alguém acredita que nos deitaremos numa rede e passaremos a eternidade dormindo, ficando ociosos? Nós vamos necessitar de fé; e se vamos necessitar dela, então deverá existir fé. O Senhor Jesus na terra, para efetuar os sinais e prodígios, necessitou de fé. Será que ele abandonou a fé? Será que agora ele é um incrédulo? Paulo diz em I Co 13.13: agora permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três. Mas o maior destes é o amor.

No céu vai existir amor, pois é a força que mantém o universo em ordem; movido de amor é que Deus criou essa beleza que contemplamos, que se chama universo. O amor, assim como a fé, não serão extingüidos. E a oração? Lá vai existir? E que é oração, senão a conversa com Deus? Quer dizer que lá não vamos orar? Não vamos conversar com Deus? Vamos ficar todos calados? No apocalipse 8.4 diz que as orações são incenso para Deus. Oração faz parte do culto: oração, cântico, louvor, adoração. Nada disso será extinto. No céu o culto não será incompleto. Será completo e perfeito. Orações não serão dispensadas.

Alguém poderá estar pensando que isso é apenas símbolo. E se é símbolo, haverá realidade; e essa realidade será ainda muito mais perfeita. Em Romanos 8.26-27 Paulo diz que o Espírito intercede por nós nas nossas orações. Será que lá no céu Ele deixará de interceder por nós? ou será que nós seremos como Deus? Oniscientes, onipotentes e onipresentes? Isso só pertence a Deus; nós nunca teremos estas atribuições naturais de Deus. No céu nós vamos orar e orar muito, agradecendo eternamente ao Senhor. Oração é vida; oração é comunhão com Deus. As nossas orações serão eficazes no céu; pois, se o são aqui, muito mais lá.

E a esperança? Paulo diz que, o que vemos, como podemos esperar? Mas será que no céu nós veremos tudo? Como disse, nós não seremos oniscientes. O universo é imenso; como poderemos vê-lo? Nós o veremos, à medida que por ele passsarmos. Teremos toda a eternidade para conhecer as coisas que Deus criou. Lá no céu estão. E a eternidade será pouco para podermos ver tudo ao mesmo tempo. Nós vamos esperar a hora de podermos ir ali, acolá. Ou vamos perder a esperança? Não diz o dito popular: "quem espera sempre alcança?" Vamos esperar e vamos alcançar. Como diz o salmista: "esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim", Salmos 40.1. Ou será que lá no céu não vamos mais esperar nele?

Lá no céu, nós que lá estivermos, iremos crer em tudo o que Deus prometeu-nos aqui na terra. Iremos crer e crer sempre e constantemente. Iremos louvar sempre ao Senhor. Iremos adorar o seu nome. E a nossa adoração, as nossas orações, a nossa fé, tudo será perfeito. Eu espero por tudo isso no céu. E lá haverá coisas que não subiram à nossa mente, nem desceram ao nosso coração; coisas que Deus preparou para aqueles que amam a Deus. Em I Co 2.9. Paulo recomenda atentar para as coisas que se não vêm, pois as que se vêm são temporais.; e as que se não vêm, são eternas. Por isso eu estou esperando aquilo que ainda não vi, mas vou ver.

============



Pr. Timofei Diacov
Rua Aroeira, 135 - Jardim Pinheiro
16400-576 - Lins - SP
(0xx14) 3522-7032




(reprodução permitida, desde que citado o autor)

Nenhum comentário: