quinta-feira, 22 de abril de 2010

FUGI DA IRA VINDOURA

FUGI DA IRA VINDOURA

PR. TIMOFEI DIACOV.


“E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; E não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará” (Mt 3: 7 ª 12).


Ao dizer João Batista estas palavras, a multidão vinha ao seu batismo, perguntando-lhe sobre que fariam. Dentre ela, havia fariseus e saduceus, soldados, publicanos, e o povo de modo geral. A sua resposta primeira, foi que se arrependesse de seus pecados, aos fariseus e saduceus, ele os chamava de raça de víboras. Aos soldados dizia: “Não dês falsa denúncia, e contentai-vos com vosso soldo”. Aos publicanos dizia: “Não cobreis acima do que a lei prescreve”. E ao povo dizia: “Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem; e quem tiver alimento faça o mesmo”. Ao dizer-lhes, sobre produzir frutos dignos de arrependimento, estes são os primeiros frutos que provam o arrependimento. Qual o significado do batismo que ele pregava em relação aos frutos? O homem natural é considerado pela Bíblia, como o velho homem, acostumado na prática de atos pecaminosos e omisso aos bons atos. E, como tal, deve morrer para essa vida pecaminosa; e, morrendo, deve ser sepultado no batismo (Rm 6:4e5).


O batismo não foi instituído para produzir salvação, e nem para cristianizar o homem. É apenas um símbolo entre a vida sem Cristo e a vida com Cristo. E, menos ainda, para fazer o homem escapar da ira de Deus que virá para aqueles que não conhecem e nem obedecem à palavra de Deus. Estes, que vinham ao batismo de João, traziam consigo a idéia de que, sendo batizados, estariam isentos dessa punição. Infelizmente, ainda hoje, tal idéia encontra os seus defensores. Exemplos: já encontramos pessoas criminosas, nas cadeias, que foram batizadas; outras cometendo desonestidades, outras roubando, outras mentindo, outras adulterando, outras vivendo na prostituição. Onde está o fruto do arrependimento? Vejamos o que diz João em relação aos genuínos convertidos: estes são batizados no Espírito Santo (At 19: 1ª3). Estes mesmos são considerados por ele, de trigo, e arvore boa que produz bons frutos. Por outro lado, os outros serão batizados no fogo, ou queimados no fogo inextinguível do inverno; ou seja, arvore má ou palha do trigo.


Ora, se João Batista não fizesse tais exigências, estaria ensinando heresias. E se o pecador, não tomar conhecimento destas verdades, estará entrando no batistério, um pecador seco, e saindo um pecador molhado. Quantos casos há pelo mundo todo, de pessoas cometendo estes mesmos erros! Mas, graças a

Deus, João sabia o que estava ensinando, pois era o precursor de Jesus, preparando o caminho para a vinda do Messias. Ele viera no mesmo espírito corajoso e ousado do profeta Elias. Estava abatendo os outeiros (pequenos montes); e preenchendo os terrenos depressivos (gente desprezada). Caro leitor, como está a sua vida em relação aos ensinos de João Batista? Você acredita na existência do inferno, que é o batismo de fogo? E que pensa você sobre o batismo no Espírito Santo? E sobre o trigo, que será posto no celeiro de Deus? Procure ser uma boa árvore e trigo, que será recolhido na eira do Pai Celestial. Pedimos a Deus que aquilo que não pudemos esclarecer-lhe, que Ele o faça. Amém!

Nenhum comentário: